Topo

Fim da versão mini, novo design e câmera: o que esperar do iPhone 14

iPhone 13 Pro na cor verde; para iPhone 14, Apple deve ter câmera aprimorada e aposentar versão mini - Mike Segar/Reuters
iPhone 13 Pro na cor verde; para iPhone 14, Apple deve ter câmera aprimorada e aposentar versão mini Imagem: Mike Segar/Reuters

De Tilt*, em São Paulo

24/04/2022 15h17

A Apple tradicionalmente lança um novo iPhone em setembro. A menos de seis meses da data de anúncio, já começam a aparecer os primeiros rumores de como deve ser o iPhone 14, o próximo modelo do celular da marca.

Em reportagem na Bloomberg, Mark Gurman, que é especializado em cobrir a Apple e tem alta taxa de acerto ao reportar sobre a empresa, cita alguns dos recursos que devem figurar na próxima geração de smartphones da companhia.

Em resumo, o iPhone 14 deve ter um novo visual (pelo menos algumas versões), aposentar a versão mini, além de ter uma câmera muito mais potente que seus antecessores.

Visual novo em alguns modelos do iPhone 14

O colunista da Bloomberg diz que a Apple tem uma política de um ciclo de três anos de design. A empresa estreia um visual novo no primeiro ano, no segundo é alterado apenas o "recheio" do telefone e no terceiro rola a estreia de um novo design.

O ciclo atual é do iPhone 12. Então, a empresa deve estrear um novo visual neste ano para o iPhone 14.

O grande diferencial desta vez deve ser o notch (o recorte na tela em que a empresa coloca câmera e sensores do FaceID. Ele ainda vai existir, mas deve ter um formato de pílula, que deve alocar o sensor para o FaceID, acompanhado de um círculo, onde deve ficar a câmera para selfie.

Em vez de recorte, iPhone 14 Pro (renderização à direita) poderá ter "furo e pílula"  - Ian Zelbo/Reprodução - Ian Zelbo/Reprodução
Em vez de recorte, iPhone 14 Pro (renderização à direita) poderá ter "furo e pílula"
Imagem: Ian Zelbo/Reprodução

A novidade, no entanto, deve estar presente apenas nos iPhone 14 Pro e Pro Max. Os iPhone 14 e iPhone 14 Max vão continuar com o mesmo jeitão dos seus antecessores.

Tchau, iPhone mini

Algumas pessoas ficaram felizes quando a Apple lançou o iPhone mini, uma versão menor do telefone com tela de 5,4 polegadas (13,7 centímetros). No entanto, o modelo não foi um sucesso de vendas.

Segundo Gurman, haverá quatro opções de tamanho para o iPhone 14:

  • iPhone 14 de 6,1 polegadas (15,5 cm)
  • iPhone 14 Max de 6,7 polegadas (17 cm)
  • iPhone 14 Pro de 6,1 polegadas (15,5 cm)
  • iPhone 14 Pro Max de 6,7 polegadas (17 cm)

Os diferenciais dos iPhones 14 Pro

Atualmente, os iPhones 13 Pro têm como diferencial câmera telefoto com zoom, escâner lidar (que ajuda na medição de objetos 3D), tela com taxa de atualização maior (o que ajuda bastante quem curte games) e processamento gráfico superior.

Para a próxima geração, é esperado que as versões mais sofisticadas do iPhone tenham uma câmera de 48 megapixels — os iPhones 14 continuarão com um sensor de 12 megapixels.

Além disso, os modelos Pro devem contar com o novo chip A16, enquanto os convencionais devem continuar com o chip A15.

Conexão por satélite

Há tempos há rumores de que os iPhones poderão ter conectividade via satélite. Isso não quer dizer necessariamente fazer chamadas por este tipo de conexão. A ideia é que os telefones tenham conexão para conseguir reportar emergências, quando não houver conexões com antenas nas imediações.

Segundo Gurman, este mesmo tipo de conexão deve ser disponibilizada em Apple Watches.

Outros rumores

Desde o início do ano circulam rumores de que os iPhones 14 poderão contar com uma moldura de titânio, dando mais durabilidade ao aparelho em quedas. Além disso, a empresa estaria planejando redesenhar as grades de alto-falante e dos microfones.

Para evitar aquecimento, sobretudo em tarefas mais trabalhosas, os próximos iPhones poderão ter um novo sistema térmico de câmara de vapor, mantendo assim o telefone mais frio e mais eficiente.

Até setembro, devemos ainda ter mais rumores relacionado ao iPhone 14. De oficial, teremos em 6 de junho a WWDC 2022, a conferencia de desenvolvedores da Apple, evento em que a empresa mostra novidades para seus distintos sistemas operacionais. Na ocasião, a marca costuma dar dica do que esperar da próxima geração de hardware da companhia.

*Com informações da Bloomberg