Topo

O celular caiu na água? Na privada? Veja o que fazer para tentar salvá-lo

Imagem: Getty Images/iStockphoto

Bruna Souza Cruz

De Tilt, em São Paulo

22/04/2022 16h46

Alguns modelos de celular já contam com proteção contra água, mas nem todos os aparelhos do mercado são 100% resistentes a líquidos. E os alto-falantes podem ser os mais prejudicados.

O texto de hoje vai ensinar algumas estratégias que devem ser feitas imediatamente caso o seu smartphone tome um banho de chuva, caia numa poça, na privada ou que o líquido de um copo caia em cima dele.

Se o telefone não tiver certificações de proteção contra imersão em água, a primeira dica é tirar o eletrônico da situação de risco o mais rápido possível e desligá-lo. Confira a seguir mais dicas para salvar o aparelho.

1. Mantenha o celular em pé

Essa posição vai ajudar a escorrer o líquido que possa ter entrado no telefone.

2. Deixe o aparelho em um local seco

Um cuidado nessa hora é mantê-lo em um local com boa circulação de ar e longe da incidência direta do Sol (especialmente sobre a tela).

Evite também usar o secador de cabelo em temperatura elevada. O calor em excesso prejudica o funcionamento do eletrônico.

3. Use apps para expelir o líquido dos alto-falantes

Você pode tentar usar programas que emitem uma vibração que ajuda o celular a expelir qualquer resíduo de líquido que tenha sobrado.

Alguns exemplos são: Fix My Speakers (do inglês, "conserte meus alto-falantes"), "Expelir a água", "Speaker Cleaner", "Limpador de Alto-Falante" ou "Limpar alto-falante".

OBS: Se o celular ficou submerso por um longo período e não quer ligar, não hesite e procure diretamente uma assistência técnica.

*Com informações de matéria de Rodrigo Lara, em colaboração para Tilt

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

O celular caiu na água? Na privada? Veja o que fazer para tentar salvá-lo - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


#ficadica