Topo

Jovem usa reconhecimento facial para rastrear seus favoritos no BBB 22

BBB 22: Eliezer dá dica da prova do líder para brothers na sala Imagem: Reprodução/Globoplay

Lucas Agrela

Colaboração para Tilt, em São Paulo

18/04/2022 09h48

Você também está cansado de precisar trocar de câmera manualmente para acompanhar o dia a dia do seu participante preferido do BBB 22? O programador e estudante de engenharia da computação Rafael Azevedo, de 23 anos, morador de Jequié (BA), resolveu usar a tecnologia para acabar com esse problema.

Ele criou uma extensão para o navegador Chrome, uma espécie de aplicativo, que usa reconhecimento facial para fazer a troca de câmera automaticamente quando o participante que ele quer rastrear muda de cômodo na casa mais vigiada do Brasil. A precisão da identificação dos brothers chega a 98%.

Por ter sido criada para o Chrome, a solução só funciona na versão do serviço de streaming Globoplay para computadores e notebooks. O projeto surgiu como uma necessidade pessoal, e, como o programador tem experiência com desenvolvimento para a web, a iniciativa tornou-se uma forma de se mostrar para o mercado. E deu certo.

No LinkedIn, sua publicação sobre a tecnologia recebeu mais de 30 mil reações. Ao menos por enquanto, a extensão é para o uso particular de Azevedo.

Como funciona

A extensão realiza uma técnica conhecida como raspagem de dados (web scraping) da página do BBB no Globoplay. Dali, são extraídos os dados das câmeras do programa, bem como os frames em tempo real de cada uma delas.

Com essas imagens, também chamadas de thumbnails, o algoritmo de inteligência artificial que Azevedo projetou realiza o processo de reconhecimento facial, utilizando as tecnologias MTCNN e FACENET, e também a tecnologia de aprendizagem de máquina SVM.

A página é analisada em intervalos pré-determinados, como a cada 30 segundos, para a extração de dados e troca de câmeras.

"Em seguida, uma extensão no Chrome consome as informações da API a cada determinado período de tempo, verificando em qual câmera determinado participante se encontra. A extensão redireciona automaticamente para essa câmera", explica em entrevista a Tilt.

Ele conta que a principal linguagem de programação utilizada foi Python.

Os projetos da API e da extensão foram compartilhados publicamente por Azevedo no post do LinkedIn para quem quiser usar os códigos.

Azevedo ainda não publicou a extensão na Chrome Web Store, a loja de extensões do navegador do Google, porque pensou nela como um projeto pessoal. Agora, analisa os custos associados ao servidor para oferecer a extensão na loja virtual para quem quiser baixar e instalar facilmente.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Jovem usa reconhecimento facial para rastrear seus favoritos no BBB 22 - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Novos hábitos