Topo

Claro lidera em velocidade de internet móvel e 5G no Brasil; veja ranking

Imagem: Andrea Piacquadio/ Pexels

Cláudio Gabriel

Colaboração para Tilt, do Rio de Janeiro

18/04/2022 16h00Atualizada em 02/06/2022 17h03

Uma pesquisa da consultoria de teste de velocidade Speedtest, feita no primeiro trimestre de 2022, mostrou que a Claro tem a melhor média de internet móvel do país atualmente.

São 33,53 Mbps (megabits por segundo), quase 60% a mais que o segundo lugar, a Vivo, com 20,97 Mbps. A TIM vem em terceiro, com 20,04, e a Oi em último, com 11,70.

Relacionadas

A Claro também lidera no desempenho do 5G pelo Brasil. Nos testes realizados com esse tipo de conexão, a operadora ofereceu download médio de 72,35 Mbps. A TIM alcançou 62,80 Mbps, e a Vivo, 62,38 Mbps.

A Claro só perde na avaliação da latência dos provedores de internet. Esse é o tempo para um pacote de dados ser transferido entre dois pontos, ou seja, é uma espécie de medidor da velocidade da internet — recurso que é especialmente importante quando se joga online, quanto menor a latência, menor é o tempo de execução de um comando até sua ação num game. Nesse quesito, a TIM é a mais rápida do país, seguida de Claro, Vivo e Oi.

As diferenças são poucas em relação à pesquisa anterior da Speedtest, feita no último trimestre do ano passado. As posições nos rankings seguem iguais, mas as operadoras tiveram um ganho na operação do 5G. Entre outubro e dezembro, a Claro registrou 71,16 Mbps; a TIM, 56,21 Mbps; e a Vivo 55,95 Mbps.

Só deu iPhone

Nesta primeira pesquisa de 2022, a Speedtest também mediu quais os celulares com maior velocidade de download no Brasil.

Apesar de não informar o percentual de iPhones que compõem a amostra, os aparelhos da Apple dominaram a lista. As três primeiras posições foram para o iPhone 13 Pro, o iPhone 13 Pro Max e o iPhone 13 padrão. A quarta colocação é do iPhone 12 5G e a quinta do iPhone 12 Pro 5G.

Para fazer a lista dos smartphones, o teste mediu a taxa de download médio, a velocidade para carregar e a média da latência.

Como era de se esperar com esses dados, a Apple lidera também no quesito das fabricantes com melhor internet móvel. Quem vem atrás é a Samsung, Xiaomi e Motorola.

Brasília continua no topo

E quais são as cidades brasileiras com a melhor média de velocidade na internet? Brasília (DF) segue líder desde 2021, agora com 31,88 Mbps de download. Curitiba (PR) também se manteve em segundo, com 30,01 Mbps.

A principal mudança foi a ascensão de São Paulo para o terceiro lugar, com 26,83 Mbps, rebaixando o Rio de Janeiro para o quarto, com 26,37 Mbps

Ainda estão presentes no top 10: Salvador, Belo Horizonte, Goiânia, Fortaleza, Recife e Manaus, nesta ordem.

O estudo também levantou os chipsets mais rápidos do Brasil. O Snapdragon, da Qualcomm, dominou: ocupou o primeiro (X60 5G), segundo (X55 5G), quarto (870 5G) e quinto lugares (778G 5G). Furando a hegemonia Qualcomm está o Exynos 2100, da Samsung, na terceira posição.

Quer saber a quantas anda a sua internet? Nós temos um teste para medir a velocidade da sua internet:

Clique para acessar conteúdo externo

O UOL pode receber uma parcela das vendas de planos de telefonia sugeridos ao final do teste de velocidade.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Claro lidera em velocidade de internet móvel e 5G no Brasil; veja ranking - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Smartphone