Topo

Descubra quanto tempo você gasta nas redes sociais e se permita uma pausa

Configuração do celular permite controlar o tempo gasto nos mais diversos aplicativos Imagem: Getty Images

Bruna Souza Cruz

De Tilt, em São Paulo

13/04/2022 04h00

Você tem ideia de quanto tempo passa em frente à tela do seu celular? WhatsApp, redes sociais, internet, e-mail, joguinhos. Muita gente prefere nem pensar sobre isso, mas a dica de hoje é para quem anda querendo mudar hábitos e ter mais consciência de como gasta o seu tempo. O próprio smartphone vai ajudar nessa missão. Confira como descobrir de acordo com a marca do aparelho.

No iPhone

Quem usa os celulares da Apple pode acessar facilmente essas informações na parte das configurações.

Relacionadas

  • Abra os "Ajustes" e procure o item "Tempo de uso"

Agora você conseguirá ver detalhadamente quanto tempo passou nas redes sociais, lendo coisas no aparelho, mexendo em aplicativos, etc.

O legal é que ele faz comparações semanais. Assim, você consegue avaliar se está usando mais ou menos o celular em cada semana.

Outro recurso interessante é a capacidade de limitar o tempo que você vai passar no celular. Você pode limitar o seu acesso a jogos, redes sociais e outros apps.

No Android

O Android possui o aplicativo "Bem-estar digital" (Digital Wellbeing) para centralizar todas as informações de uso do celular. Ele funciona num formato bem parecido com os recursos do iPhone, mostrando o tempo de uso diário de cada aplicativo. Também permite adicionar um timer para limitar o período de uso de cada app.

Caso o seu aparelho não seja compatível com o Bem-estar digital, é possível encontrar outros apps que fazem o mesmo papel, como ActionDash, QualityTime, RescueTime, StayFree.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Descubra quanto tempo você gasta nas redes sociais e se permita uma pausa - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade