Topo

Queda de avião? Ataque? Meteoro? Fenômeno no céu do Alasca viraliza

Rastro fotografado no céu do Alasca assustou internautas - Reprodução
Rastro fotografado no céu do Alasca assustou internautas Imagem: Reprodução

Aurélio Araújo

Colaboração com Tilt*, de São Paulo

12/04/2022 15h29

Meteoro, incursão extraterrestre pela Terra, ataque da Rússia ou China contra os Estados Unidos ou produtos químicos jogados de um avião. Essas foram algumas das explicações sugeridas para um rastro no céu registrado na cidade de Palmer, no Alasca (EUA), na última quinta-feira (7).

O Departamento de Segurança Pública do Alasca veio a público para combater teorias da conspiração na internet, onde imagens do fenômeno viralizaram. "Algo caiu na terra sobre Palmer, Alasca! Definitivamente algo metálico caindo", publicou um perfil no Twitter.

Segundo o órgão, não houve registro de queda de avião. A resposta por trás da imagem é científica.

Rastro de condensação

De acordo com o órgão, a trilha aparentemente de fumaça formada no céu sobre a montanha Lazy Mountain é o que se costuma chamar de contrail, junção das palavras em inglês condensation trail: em português, rastro de condensação.

2 - zoom: Imagem no céu do Alasca chama atenção na internet - Reprodução - Reprodução
Imagem aproximada do fenômeno que atraiu olhares no Alasca
Imagem: Reprodução

Fenômeno relativamente comum, os contrails se parecem com nuvens normais, com a diferença de que ficam mais "esticados" no céu, parecendo um rastro.

Eles são formados pela condensação de vapor d'água a partir do gás emitido pela turbina dos aviões. O gás quente entra em contato com a atmosfera fria, fazendo com que o vapor se condense e forme pequenas nuvens visíveis do solo.

Embora os contrails sejam rápidos em se formar à medida que o avião passa no céu, eles não têm uma vida longa, se dissipando em poucos instantes.

"(...) atrai especulações, mas tem uma explicação simples. Um meteorologista do NWS [Serviço Nacional de Meteorologia dos Estados Unidos] disse que provavelmente era uma trilha de condensação de um avião que foi iluminado pelo sol nascente", afirmou uma internauta.

Rastro químico

Alguns internautas continuam sem acreditar nas explicações acima. Para eles, o rastro, na verdade, é chemtrails, produtos químicos lançados do céu — ação que teria sido realizada por agentes do governo ou entidades desconhecidas.

Essa relação foi descartada pela comunidade científica, que vê o fenômeno como inerente à prática da aviação. Em comunicado, o Departamento de Segurança Pública do Alasca afirmou que suas investigações mostraram que "um grande avião comercial passou pela área" no momento em que as fotos foram feitas.

A conclusão de especialistas do órgão é que o efeito pareceu estranho na foto devido ao nascer do Sol que ocorria no mesmo momento, "criando uma visão atmosférica única".

Além disso, agentes do departamento foram até a Montanha Preguiçosa verificar se havia algo de diferente nela, como possíveis destroços da queda de uma aeronave, por exemplo. Nada foi encontrado.

Na internet, onde as imagens se popularizaram, os debates sobre se as autoridades falam a verdade seguiu dias após o registro da imagem.

"Isso caiu em uma montanha no Alasca alguns dias atrás. As autoridades locais enviaram um helicóptero para investigar. Eles relataram que não era nada. Agora estão dizendo que é um rastro de um avião. Não me parece nada disso e soa como um encobrimento clássico", afirmou outro perfil.

"O que está nesta foto tirada sobre a Lazy Mountain no Alasca? Autoridades dizem rastro de aeronave. Outros dizem meteoro, avião abatido ou alienígenas. A busca acabou, nenhum avião ou meteoro. O que sobrou?", ironiza outra usuária.

*Com informações do site Futurism