Topo

Contra Twitter, Musk quer rede social para defender liberdade de expressão

O bilionário Elon Musk, fundador da SpaceX e da Tesla, durante cerimônia em Berlim realizada em 1º de dezembro de 2020 - Britta Pedersen/Pool/AFP
O bilionário Elon Musk, fundador da SpaceX e da Tesla, durante cerimônia em Berlim realizada em 1º de dezembro de 2020 Imagem: Britta Pedersen/Pool/AFP

Leticia Marques

Colaboração para Tilt, em São Paulo

02/04/2022 13h29

O bilionário Elon Musk, fundador da SpaceX e Tesla, está no meio de mais uma polêmica. Nesta semana, ele deu a entender em seu perfil no Twitter que está pensando em lançar a própria rede social para priorizar a liberdade de expressão.

Ao que parece, o empresário que criar uma plataforma que não seja comandada por algoritmos, como acontece com o Twitter, Facebook, Instagram, entre outras.

O que rolou?

Tudo começou quando Musk criou uma enquete no Twitter (que pode ser vista acima) afirmando que a liberdade de expressão era fundamental para uma democracia.

O bilionário tem feito críticas a serviços online que, segundo ele, "manipulam comentários" e "bloqueiam a liberdade de expressão".

As falas referem-se às políticas de moderação de conteúdo adotadas por empresas como Twitter, Facebook e Instagram. Parte das decisões, segundo elas, ocorre para para conter a desinformação com fake news, barrar discursos de ódios e fortalecer o respeito aos indivíduos.

No post, ele então perguntou aos internautas se eles achavam que o Twitter seguia fielmente esse princípio. Cerca de 70% dos participantes —mais de 2 milhões de votos— responderam "não".

"As consequências desta pesquisa serão importantes. Por favor, vote com atenção", destacou ele em outro tuíte. A enquete contabiliza atualmente mais de 176,8 mil curtidas e 44,1 mil compartilhamentos.

Pouco tempo após a publicação, uma série de comentários passaram a ser publicados com opiniões favoráveis e contrárias — até o momento 7.673.

Um deles dizia: "Você consideraria construir uma nova plataforma de mídia social, @elonmusk? Um que consistiria em um algoritmo de código aberto, em que a liberdade de expressão e a adesão à liberdade de expressão tenham prioridade máxima, em que a propaganda seja mínima. Eu acho que esse tipo de plataforma é necessária"

Em resposta, Musk respondeu: "estou pensando seriamente em fazer isso".

E uma nova chuva de interações recomeçou. O comentário de Musk já ultrapassou 244 mil curtidas.

Caso decida mesmo seguir com o plano, Musk terá um grande desafio pela frente. Vale lembrar que nenhuma das concorrentes do Twitter, como o Truth Social, criada por Donald Trump, Gettr, Parler e Rumble, conseguiram ainda tanto sucesso quanto a rede do passarinho azul.