Topo

Apple Store pode recusar conserto de iPhone se ele tiver status de perdido

16.abr.2015 - Entrada de loja da Apple em São Paulo, no Morumbi Shopping, na zona Sul de São Paulo - Reinaldo Canato/UOL
16.abr.2015 - Entrada de loja da Apple em São Paulo, no Morumbi Shopping, na zona Sul de São Paulo Imagem: Reinaldo Canato/UOL

Rayane Moura

Colaboração para Tilt, em São Paulo

31/03/2022 16h57

As Apple Stores, lojas oficiais da empresa, e assistências técnicas autorizadas agora vão recusar o conserto de iPhones que estejam cadastrados no sistema como "perdidos" ou "roubados". Os locais não irão aceitar de nenhuma forma, mesmo que a pessoa alegue ser o dono do dispositivo, leve o celular e solicite algum serviço de reparo.

Segundo informações divulgadas pelo site MacRumors, que teve acesso a um comunicado destinado aos funcionários da Apple, a intenção da empresa é impedir que os aparelhos roubados ou adquiridos de forma ilícita recebam reparos por meios oficiais, e consequentemente seja revendido.

Para isso, uma das alternativas da Apple seria identificar o celular, por meio do número de série, de acordo com o seu status.

Caso o aparelho seja perdido, por exemplo, o usuário pode reportar por meio de um boletim de ocorrência, que requer a informação do número único do celular, e pelo Apple ID colocando-o no modo perdido.

Esse número, no sistema da Apple, vai passar a ter uma etiqueta com a situação do aparelho e não poderá ser reparado.

Ao receberem um aparelho para manutenção, os técnicos precisam confirmar se ele consta como regularizado em plataformas internas, como o MobileGenius e o GSX.

A informação é puxada de dados do GSMA Device Registry, que é uma base de dados global que inclui registros de aparelhos roubados ou perdidos.

A iniciativa também seria uma adição ao que a Apple já faz atualmente. Para fazer um desbloqueio de tela em unidades de assistência técnica, é necessário comprovar que o aparelho realmente pertence a quem está em posse do produto.

Geralmente, os técnicos pedem algum comprovante de compra, como nota fiscal.

Anteriormente, apenas smartphones de pessoas que não conseguiram desabilitar o "find my phone" (Buscar iPhone), função utilizada para localizar dispositivos usando a própria conta, eram recusados para consertos na empresa — o que já é um indicador de que o telefone em questão não é de propriedade do cliente.

No entanto, o "Find My" também pode não ter sido configurado o recurso para o iPhone, e essa nova medida reforça um pouco a segurança.

Em setembro, a empresa adicionou proteção contra roubo e perda à sua garantia AppleCare+ no Reino Unido, com o serviço Apple Self Service Repair também sendo lançado em novembro.

Os usuários com o Find My configurado agora também têm a capacidade de localizar um iPhone perdido, mesmo quando ele está desligado.

Vale destacar que a Apple ainda não confirmou a informação sobre as novas regras de assistência técnica.

Esse movimento da empresa, caso se confirme, pode desencorajar as pessoas a obterem aparelhos usados, uma vez que nem sempre sua origem é conhecida ou de confiança, mas é uma medida de segurança a mais para os consumidores.