Topo

Praia ou porta? O que mostra a imagem que viralizou nas redes sociais

Praia ou porta? Olhe com atenção - Reprodução/Instagram
Praia ou porta? Olhe com atenção Imagem: Reprodução/Instagram

Colaboração para Tilt, em São Paulo

29/03/2022 11h00Atualizada em 29/03/2022 15h17

Nas redes sociais um antigo mistério sobre ilusão de ótica em uma fotografia ganhou repercussão novamente e está deixando muitos internautas confusos. Trata-se da imagem que para algumas pessoas indica uma praia, mas para outras, mostra uma porta pintada de azul, com batente verde e parede branca.

Na verdade, esse debate começou em 2018, quando um perfil do Twitter compartilhou a fotografia que deu um nó na cabeça de muitas pessoas.

A publicação se tornou popular na plataforma de mensagens instantâneas e gerou mais de 34 mil retuítes e 20 mil comentários na época. Além de ter impulsionado debates entre perfis em todo o mundo.

Recentemente, usuários da rede social resgataram o post e compartilharam a imagem para propor novamente o desafio: "praia ou porta?". Um deles brincou com a situação e lembrou de outras ilusões de ótica chocantes, como aquela que fez sucesso em 2015 a respeito da cor de um vestido que poderia ser preto e azul ou branco e dourado.

Por outro lado, por trás de qualquer truque, geralmente há explicações racionais. De acordo com a BBC, a imagem realmente é a de uma praia, porém, foi editada para esconder os banhistas, destacando apenas a cor verde da água do mar e a areia branca da praia. E, dessa maneira, criou um sentido ambíguo para a imagem.

Mesmo assim, essa explicação não convenceu muitas pessoas, principalmente porque ainda há dúvidas se os sinais sombreados na foto original realmente são o que aparentam ser. Para alguns, as marcas indicam perfurações feitas por pregos, o que traz à tona novamente a possibilidade da imagem ainda representar uma porta.