Topo

Instagram agora tem opções de feed por ordem cronológica; por que importa?

Divulgação/Instagram
Imagem: Divulgação/Instagram

Lucas Carvalho

De Tilt, em São Paulo

23/03/2022 12h00

Sem tempo, irmão

  • Instagram agora tem três opções de feed: um controlado pelo algoritmo e dois por ordem cronológica
  • Feeds por ordem cronológica podem ser com todas as contas que uma pessoa segue ou só com os perfis "favoritos"
  • Mudança vem após escândalo dos "Facebook Papers", que revelou como algoritmo impulsionava conteúdo tóxico na rede

O Instagram anunciou nesta quarta-feira (23) uma mudança radical no aplicativo: agora as pessoas podem escolher entre três opções de feed, escolhendo quais contas aparecem e até a ordem dos posts.

A mudança é global e começará a aparecer para todas as pessoas que usam o Instagram gradativamente ao longo das próximas semanas. As três opções de feed agora são:

  • "Página inicial": é o atual formato do feed, com a ordem definida por algoritmo (o que ele acha que você vai curtir primeiro), e sugestões de páginas e perfis que você não segue;
  • "Favoritos": um feed por ordem cronológica (os posts mais recentes primeiro) só com o conteúdo das contas que você escolher e marcar como "favorito";
  • "Seguindo": um feed por ordem cronológica com os posts de todas as contas que você segue, mesmo aquelas com as quais você não interage muito.

A mudança vem após meses de testes com o retorno do feed por ordem cronológica, uma demanda de diversos críticos da empresa, como a ex-analista Frances Haugen e de estudos internos, vazados em documentos conhecidos como "Facebook Papers", que apontavam que o algoritmo da plataforma viciava pessoas (entenda melhor a seguir).

Como mudar?

Quando as novas opções de feed aparecerem para você, é só tocar na setinha que surgirá ao lado do logo do Instagram, na parte superior da tela inicial do app.

Em seguida, selecione "Seguindo" para ver o feed só com as contas que você segue em ordem cronológica; ou toque em "Favoritos" para escolher os perfis que você quer ver, também em ordem cronológica.

Ao tocar em "Favoritos", uma nova página vai se abrir onde você deverá escolher quais dos perfis que você segue que deverão aparecer no seu novo feed cronológico.

instagram - Divulgação/Instagram - Divulgação/Instagram
Instagram: como deixar o feed em ordem cronológica com perfis favoritos
Imagem: Divulgação/Instagram

Você pode escolher até 50 perfis para entrar na sua lista de favoritos. Quando você escolhe alguém, a pessoa não fica sabendo que é um dos seus favoritos. Após selecioná-los, é só tocar em "Confirmar favoritos".

Você poderá mudar essa seleção de perfis a qualquer momento nas configurações do app, e também poderá mudar o formato do seu feed sempre que quiser. Os seus favoritos também aparecerão em posições mais altas no feed padrão, aquele organizado por algoritmo, com um ícone de uma estrela.

Por que o feed cronológico voltou?

O feed do Instagram era organizado por ordem cronológica até 2016, quando passou a usar o seu ranking de engajamento: a partir dali, você veria as publicações que o algoritmo da rede achasse que você ia gostar mais, seja por serem as mais populares ou por analisar o seu padrão de comportamento.

Essa mudança fez com que as pessoas passassem mais tempo e interagissem mais com o Instagram, gerando, consequentemente, mais impressões e cliques em anúncios que rendem dinheiro à Meta, dona do aplicativo (e dona também do Facebook e do WhatsApp).

Mas segundo estudos internos da empresa, vazados para a imprensa no escândalo conhecido como "Facebook Papers", a Meta sabia que orientar o feed pelo ranking de engajamento acabava viciando as pessoas em padrões tóxicos de conteúdo.

"O Facebook escolhe o conteúdo que te mostra com base no que gera engajamento, inspiração. Mas é mais fácil inspirar as pessoas à raiva do que para outras emoções", disse Frances Haugen, ex-analista da Meta e responsável por vazar os Facebook Papers, em entrevista à TV norte-americana em 2021.

"O Facebook percebeu que se eles mudarem o algoritmo para ser mais seguro, as pessoas passarão menos tempo no site, clicarão em menos anúncios, e eles ganharão menos dinheiro."

Em meio às críticas, a Meta começou a testar novas formas de organizar o feed de suas redes sociais. Os testes com o formato de três feeds do Instagram começaram em janeiro, mas o retorno ao formato cronológico vem sendo testado desde o ano passado.

No anúncio do novo formato, o Instagram não cita Frances ou os Facebook Papers. "Queremos que as pessoas tenham um controle significativo sobre sua experiência no Instagram. Cada um usa o Instagram de maneira diferente e esperamos que essas opções possam ajudar as pessoas a decidirem o que funciona melhor para elas", diz a empresa.

No entanto, o próprio Instagram ressalta que o feed padrão, organizado pelo algoritmo, mostra mais conteúdo do que os outros. "Em média, as pessoas veem mais de 90% dos posts de seus amigos em um feed classificado com algoritmos", diz a empresa em nota. "Esse número foi inferior à metade com um feed cronológico. E como as pessoas são mais engajadas em um feed rankeado, uma publicação é vista por 50% mais seguidores do que com o feed cronológico."

Mesmo com as mudanças, o Instagram continua defendendo seu ranking de engajamento. "Realizamos pesquisas que apontaram que a nossa comunidade está mais satisfeita com um feed classificado por algoritmo, por isso não estamos padronizando a experiência de todos em um feed cronológico", conclui a empresa.