Topo

General russo foi morto na Ucrânia após usar telefone grampeado, diz jornal

Serviço de Emergência da Ucrânia/Divulgação
Imagem: Serviço de Emergência da Ucrânia/Divulgação

Nicole D’Almeida

Colaboração para Tilt, de São Paulo

18/03/2022 14h33

Um general russo foi morto no conflito com a Ucrânia após ter tido uma ligação telefônica interceptada. Autoridades ucranianas relataram, na última quarta-feira (16), a morte do general russo Oleg Mityaev, comandante da 150ª divisão de rifles motorizados.

De acordo com o jornal norte-americano "The New York Times", dois oficiais militares norte-americanos disseram que muitos generais russos estão usando telefones e rádios sem criptografia. Dessa forma, as tropas ucranianas conseguiram "interceptar a ligação de um general, geolocalizaram-na e atacaram o local, matando ele e sua equipe".

Esta não seria a primeira morte de um general russo na guerra contra a Ucrânia. Outros três generais foram mortos, segundo ucranianos e funcionários da Otan, mas apenas uma das mortes foi reconhecida pelo governo de Vladimir Putin.

Uma pessoa próxima ao presidente ucraniano Volodymyr Zelensky disse ao jornal norte-americano "The Wall Street Journal" que a equipe de inteligência ucraniana montou uma unidade especial para atacar os altos comandantes russos.

Ao anunciar a morte de Vitaly Gerasimov, a Ucrânia divulgou o áudio de uma suposta ligação interceptada de um soldado russo relatando a morte do general a um superior.

No áudio, os militares reclamam também que a rede de comunicações segura russa parou de funcionar na Ucrânia, forçando-os a usar linhas não seguras.

Russos destruíram antenas

A fragilidade das comunicações do exército russo se deve, em parte, aos próprios russos. Segundo informações do jornalista Christo Grozev, da organização de jornalismo investigativo Bellingcat, os militares derrubaram acidentalmente as antenas que usavam para se comunicar.

Para entrar em contato com suas bases militares, os combatentes da Rússia haviam montado uma rede criptografada dentro da própria rede ucraniana, chamada "rede Era". O problema é que as antenas usadas para criar essa rede foram derrubadas durante os confrontos no território ucraniano.

Após a queda das torres, os soldados da Rússia precisaram, então, recorrer a telefones e walkie talkies comuns, sem uso de criptografia. Foi a partir dessa brecha na segurança que agentes de inteligência ucraniana conseguiram acesso a conversas de vários combatentes russos.