Topo

Telemarketing agora terá prefixo 0303; veja como bloquear spam telefônico

Cada brasileiro recebe, em média, 32,9 chamadas indesejadas por mês; prefixo 0303 quer facilitar o bloqueio - Getty Images/iStockphoto
Cada brasileiro recebe, em média, 32,9 chamadas indesejadas por mês; prefixo 0303 quer facilitar o bloqueio Imagem: Getty Images/iStockphoto

Marcella Duarte

Colaboração para Tilt, em São Paulo

15/03/2022 04h00Atualizada em 15/03/2022 11h36

Desde a última quinta-feira (10), ligações de telemarketing estão recebendo um prefixo específico de identificação 0303. O código deve aparecer no visor do seu celular junto com um número padrão de telefone em caso de contatos de empresas oferecendo produtos e serviços.

Essa é a primeira fase de implantação do Procedimento Operacional para Atribuição de Recursos de Numeração, da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Por enquanto, apenas chamadas originadas de celulares receberão o código 0303; para as linhas fixas, a nova regra começa a valer em 10 de junho.

Uma vez que existe o código, fica mais fácil saber quem está efetuando a ligação — e até mesmo bloqueá-las (entenda melhor a seguir).

  • Veja as notícias do dia no UOL News com Fabíola Cidral:

Como o 0303 funciona

O código 0303 é de uso exclusivo e obrigatório para todo o ramo de telemarketing ativo, que faz ofertas de produtos e serviços por ligações ou mensagens telefônicas. Empresas de cobrança ou que solicitam doações não precisarão utilizá-lo.

Além disso, a norma obriga as operadoras de telefonia a bloquear estas chamadas, caso seja solicitado pelos clientes. Não está claro se será possível pedir o bloqueio preventivo de todo o 0303 de uma só vez.

Quer bloquear uma chamada?

Qualquer ligação recebida de um número que começa com 0303 será, necessariamente, de telemarketing ativo a partir dessa nova regra. Assim, fica mais fácil optar por não atender, sem o receito de estar rejeitando uma chamada importante.

Para quem quiser bloquear futuros contatos, há algumas opções:

1. Direto na operadora de telefonia

A primeira alternativa é entrar em contato com sua operadora e solicitar o cancelamento de ligações do tipo. Verifique o número de atendimento ao consumidor e siga os passos dados na ligação.

2. Não Me Perturbe

O método mais conhecido, e bem eficiente, é recorrer à plataforma "Não Me Perturbe", iniciativa da Anatel que permite bloquear ligações de instituições financeiras e prestadoras de serviços de telecomunicações. Quase 10 milhões de telefones indesejados já foram cadastrados lá pelos brasileiros.

O acesso é gratuito e não requer instalar qualquer aplicativo no celular ou computador. Veja como é simples fazer:

  • Acesse o site www.naomeperturbe.com.br;
  • Na página inicial, clique em "fazer login" (caso já seja usuário) ou "quero me cadastrar" (e preencha o formulário com dados pessoais);
  • Na sua página, clique em "Novo bloqueio";
  • Na tela de "Solicitar bloqueio", insira seu número de telefone e marque as empresas das quais não deseja receber chamadas de telemarketing;
Site 'Não me Perturbe' - Reprodução - Reprodução
Site 'Não me Perturbe' permite bloquear telemarketing de finanças e telefonia
Imagem: Reprodução
  • Clique em "não sou um robô" e em "Validar bloqueio";
  • Preencha o código de 6 dígitos enviado por SMS;
  • Veja o comprovante de solicitação de bloqueio.
  • Pronto! Em até 30 dias, estes números serão impedidos de ligar para você.

3. No próprio no celular

É possível bloquear números específicos diretamente no smartphone, seja Android ou iPhone. Basta selecionar o número que te ligou e ir nas configurações da chamada. Procure uma opção como "Bloquear este chamador" ou "Bloquear/desbloquear número" (menus dependem do modelo do aparelho).

Assim, o próprio celular vai impedir que qualquer ligação deste único contato seja completada - seus ramais e variantes continuarão liberados.

4. Bloquear todos os números desconhecidos

Não é a melhor opção, pois não diferencia o que é telemarketing ou não. Mas é uma alternativa. Se ativada, todas as chamadas de números que não estão na agenda do celular serão recusadas — isso pode fazer você perder contatos importantes.

Para ativar a função, siga os seguintes caminhos:

  • No iPhone: "Ajustes" > "Telefone" > "Silenciar Desconhecidos"
  • No Android: "Ligações" > "Configurações" > "Números bloqueados" > "Desconhecidos"

5. Por aplicativos terceiros

Há diversos aplicativos que fazem o serviço de bloqueio de chamadas e/ou identificam quem está ligando, de acordo com um banco de dados colaborativo. A dica é baixar apenas apps das lojas oficiais (Play Store, Apple Store, Galaxy Store), e que sejam bem avaliados. Alguns dos mais recomendados são: Hiya, Whoscall e o Truecaller.

No Brasil, o "spam telefônico" perturba milhares de consumidores diariamente: segundo relatório global lançado pelo aplicativo Truecaller, em dezembro do ano passado, cada brasileiro recebe, em média, 32,9 chamadas indesejadas por mês. Pela quarta vez consecutiva, o país liderou o ranking de ligações de produtos e serviços não solicitados.