Topo

Tamanho da air fryer importa? Causa câncer? Confira dicas de quem manja

Fritadeira elétrica do tipo Air Fryer faz vários tipos de alimentos, como carnes, legumes e bolos - Lovatto/Arte UOL
Fritadeira elétrica do tipo Air Fryer faz vários tipos de alimentos, como carnes, legumes e bolos Imagem: Lovatto/Arte UOL

Colaboração para Tilt, em São Paulo

15/03/2022 04h00

Ela virou a queridinha de muita gente nos últimos anos, e quem não tem uma em casa provavelmente já se imaginou tendo uma. Falamos aqui da air fryer, essa pequena (às vezes nem tanto) maravilha da cozinha que ficou popular por fritar alimentos sem óleo.

Mas como ela funciona? Tem risco para a saúde? Como escolher uma? Confira a seguir essas e outras curiosidades sobre o produto.

Como frita sem óleo?

O seu método de funcionamento é relativamente simples. É muito semelhante ao de um secador de cabelos, explica Rudolf Buhler, professor de engenharia elétrica do Centro Universitário FEI.

"Na air fryer, o alimento é aquecido por convecção, ou seja, o ar quente e em alta velocidade é ventilado ao redor do alimento, envolvendo-o de forma semelhante ao que ocorre quando se frita o alimento por imersão em óleo quente, dando aquela textura crocante semelhante ao da fritura", explica.

A vantagem, claro, é por não usar óleo em grandes quantidades. Porém, você até pode pincelar o líquido sobre o alimento para dar aquele aspecto de grelhado. Isso não vai estragar o seu equipamento, mas a quantidade é muito inferior se comparada a métodos de cozimento tradicionais.

Air fryer causa câncer?

Algumas pessoas se interessaram em ter uma air fryer, mas ficaram com receio depois que algumas fake news associavam seu uso ao câncer. Se esse é seu caso, pode sossegar.

"A acrilamida, que ficou associada às air fryers e ao surgimento de câncer, é um produto natural da Reação de Maillard, uma reação química entre proteínas e açúcares que é acelerada pelo calor e é a responsável por aquele douradinho característico de qualquer coisa frita, tostada, assada ou grelhada", explica Laura de Freitas, doutora em Biociências e Biotecnologia pela Universidade Estadual Paulista (Unesp).

É um processo que independente do método de cozimento e não é exclusivo da air fryer.

"Isso só causaria câncer se você fosse um animal de laboratório comendo quantidades altíssimas de acrilamida pura, o que acredito que não seja a realidade de ninguém. Não há qualquer evidência que aponte que a acrilamida formada na comida que comemos todo dia cause câncer em humanos. Até porque humanos consomem comidas assadas e grelhadas há milhares de anos, e se ela causasse câncer com certeza já saberíamos", acrescenta Freitas.

Agora que você já sabe como a air fryer funciona e que ela é segura, veja dicas úteis na hora que você for comprar uma.

1. De olho no tamanho

Ao contrário do que muita gente pensa, air fryer não é "tudo igual". Uma das principais diferenças diz respeito ao tamanho. Aqui, vale usar o bom senso: se você mora com sua família, o melhor é apostar em modelos maiores. Da mesma forma, se você vive sozinho o ideal é levar uma air fryer mais compacta.

No mercado, há uma boa variedade de tamanhos desse aparelho, indo de cerca de 2 litros até mais de 5 litros. A diferença, claro, é a quantidade de alimento que poderá ser preparado de uma vez —ainda que a recomendação para aproveitar melhor o aparelho seja não lotar a cestinha de comida.

Há outros dois aspectos que ajudam a definir a questão do tamanho. O primeiro deles é o espaço disponível, tanto para usar o aparelho quanto para guardá-lo. Não faz sentido ter uma que cause dor de cabeça na hora de usar ou de guardar.

Outro ponto a se ter em mente é a limpeza: por uma questão lógica, quanto maior a air fryer, mais tempo você levará para limpá-la após o uso.

2. 127 ou 220V?

Outra dúvida comum na hora de escolher um aparelho do tipo é a sua tensão de funcionamento, já que alguns podem pensar que levar para casa um aparelho do tipo 220V significa que ele será muito mais potente do que a sua versão de 127V.

A diferença de potência, de fato, pode existir em alguns modelos de determinadas fabricantes, mas ela costuma ser pequena a ponto de não causar qualquer interferência no funcionamento do aparelho. Sendo assim, essa escolha deverá levar em conta a estrutura de sua casa.

"Isso ficará de acordo com a instalação elétrica disponível na residência. Ela comportando a demanda extra com o uso do novo equipamento, ambas as versões deverão operar igualmente", aponta Buhler.

Ainda nesse quesito, dê preferência a aparelhos que tenha sua potência (em Watts) maior, já que eles tendem a ter um desempenho melhor. E, claro, tenha certeza que a tomada na qual ela será ligada conta com aterramento feito corretamente e que a instalação elétrica da sua casa esteja em ordem.

3. Funções a mais nem sempre valem

Apesar dos modelos mais conhecidos terem formato similar e praticamente uma única função, hoje é possível encontrar aparelhos que vão além do básico. A escolha, aqui, recai sobre dois fatores relacionados entre.

  1. Você realmente vai utilizar as funções adicionais --como a de desidratar alimentos, por exemplo -- ou vai acabar tendo uma air fryer com essa função apenas por ter?
  2. Modelos com mais funções costumam ser mais caros, então é aquele velho caso de avaliar bem se você não está pagando mais por algo que não vai usar.

Agora uma função que pode ser bastante útil é o timer digital. Explica-se: na maioria das air fryers, tanto o timer quanto o seletor de temperatura costumam ser botões giratórios analógicos. O método de funcionamento, na prática, é idêntico, porém a seleção digital permite escolher com maior precisão o tempo e a temperatura de cozimento.