Topo

Como aplicativo de transporte tem ajudado a salvar vidas na Ucrânia

15.mar.2022 - Exatamente às 5h de hoje (0h no horário de Brasília), três grandes explosões consecutivas sacudiram a cidade de Kiev,  na Ucrânia. - André Liohn
15.mar.2022 - Exatamente às 5h de hoje (0h no horário de Brasília), três grandes explosões consecutivas sacudiram a cidade de Kiev, na Ucrânia. Imagem: André Liohn

Felipe Mendes

Colaboração para Tilt, em São Paulo

15/03/2022 13h01

O aplicativo Kiev Digital era utilizado pelos cidadãos da capital ucraniana para comprar passagens de ônibus, pagar estacionamentos ou até mesmo algumas contas públicas. Mas agora, o app oficial da cidade está sendo utilizado para ajudar a salvar a vida de pessoas que tentam se proteger de possíveis ataques russos.

Segundo o jornal The Guardian, o Kiev Digital foi transformado em uma ferramenta que alerta sobre ataques aéreos e direciona pessoas para abrigos antiaéreos. A mudança, que ocorreu apenas 24 horas após a Rússia começar a atacar a Ucrânia, foi realizada com a ajuda do diretor de transformações digitais do país (CDTO, na sigla em inglês) e do vice-prefeito de Kiev, Petro Olenych.

Desde então, o app já emitiu milhares de alertas, compartilhou abrigos antibombas e divulgou informações sobre como os cidadãos podem apoiar o exército ucraniano, de acordo com a reportagem. Além disso, as pessoas também receberam links para fontes oficiais de informações. Até agora, mais de 1,5 milhão de pessoas já baixaram o app.

O aplicativo Kiev Digital - Reprodução - Reprodução
Tela do aplicativo Kiev Digital
Imagem: Reprodução

"O Kyiv Digital tornou-se a ferramenta essencial para alertas e alarmes na cidade. As novidades incluem mapa de abrigos antibombas, mapa de farmácias disponíveis e de acesso à insulina, mapa de mercearias, mapa de pontos com água e pão grátis, pet shops, sede humanitária e muito mais", disse um porta-voz do governo em entrevista ao The Guardian.

Um dos outros pontos positivos do aplicativo, segundo fontes do jornal, é que ele também avisa quando é seguro sair, já que os ataques cessaram. "Acho ótimo que eles digam quando acabou e você pode relaxar", afirmou Denys Malakhatka, pesquisador acadêmico científico.

O aplicativo também se tornou importante para quem necessita de combustível, já que inclui um mapa com postos de gasolina em funcionamento. Esse tipo de serviço é fundamental diante da crise, já que o transporte público ficou limitado com os ataques e postos foram fechados na capital ucraniana.

Google avisa sobre ataques aéreos

O Google também lançou um sistema que alerta os cidadãos ucranianos a respeito de ataques aéreos. O aviso é enviado para dispositivos com sistema operacional Android.

"Este trabalho é complementar aos sistemas de alerta de ataques aéreos existentes no país e é baseado em alertas já entregues pelo governo ucraniano", disse a empresa em seu blog.

Reforço da internet na Ucrânia

O governo ucraniano reforçou o acesso ao wi-fi em toda a cidade como parte do apoio à guerra digital que vem sendo travada. Segundo o The Guardian, o serviço é oferecido em mais de 200 abrigos antiaéreos para que os links contendo informações de emergência possam ser acessados.

Além disso, o wi-fi ativo ajuda os cidadãos da capital ucraniana a manter o contato com parentes. "Devemos adaptar nossos serviços e temos feito. Kiev e outras cidades ucranianas estão trabalhando de forma mais coesa e produtiva do que nunca. A razão é óbvia. Defendemos nosso país, nossas cidades, nossos moradores, nossos pais, nossos filhos e nosso futuro. Esta é a nossa casa, então vamos lutar até o fim", afirmou Petro Olenych, em comunicado.

Metrô vira abrigo

Antes do início da guerra os metrôs de Kiev eram utilizados por cerca de 1 milhão de pessoas diariamente. Agora, servem de abrigos de emergência para aproximadamente 15 mil moradores da cidade, que se deitam em plataformas e corredores quando o toque de recolher começa na cidade, às 19h.

O metrô funciona apenas em uma pista a cada 90 minutos. Os outros vagões estão estacionados para que as pessoas possam esperar os ataques ou até mesmo dormirem.