Topo

'Como ajudar a Ucrânia': buscas de brasileiros no Google disparam 600%

Ellen Alves

Colaboração para Tilt, do Rio de Janeiro

11/03/2022 11h20

"Como ajudar a Ucrânia" na guerra contra a Rússia é o assunto mais pesquisado entre os brasileiros na internet. Um levantamento feito pelo Google Trends, ferramenta da gigante das buscas que mede a temperatura de assuntos mais procurados, mostra que nos últimos 10 dias, as consultas por como ajudar o país cresceu 600% no Brasil.

Os dados são referentes desde o início da invasão russa até hoje. O Paraná, Estado com a maior comunidade de ucranianos no Brasil, lidera as buscas pela frase nos últimos 7 dias, seguido por São Paulo e Santa Catarina.

De acordo com o levantamento com base no buscador, a procura por informações sobre como ajudar o país, localizado no leste europeu, teve seu pico no último dia 06 de março. Rio Grande do Sul e Goiás completam a lista dos cinco Estados que mais pesquisaram sobre o tema.

Os usuários brasileiros que buscaram por "como ajudar", também fizeram consultas sobre "como ir para Ucrânia ajudar na guerra". A pergunta aparece em crescimento com aumento de mais de 120%.

Versões da frase "como ajudar" mais pesquisadas no Google no Brasil desde o início dos ataques:

  1. Como ajudar a Ucrânia?
  2. Como ajudar a Ucrânia na guerra?
  3. Como ajudar os ucranianos?
  4. Como ajudar refugiados ucranianos?
  5. Como ajudar ucranianos no Brasil?
  6. Como ajudar os refugiados da Ucrânia?
  7. Como ajudar refugiados ucranianos na guerra?
  8. Como ajudar ucranianos no Airbnb?
  9. Como ajudar ucranianos financeiramente?
  10. Como ajudar imigrantes ucranianos?

O Google também levantou quais os termos mais buscados desde o início do conflito:

  1. Ucrânia - País na Europa
  2. Guerra - Assunto
  3. Guerra - Gênero cinematográfico
  4. Ucranianos - Grupo étnico
  5. Guerra em Donbas - Guerra Militar
  6. Rússia - País
  7. Brasileiros - Assunto
  8. Russos - Grupo étnico
  9. Refugiado - Assunto
  10. Trabalho voluntário

Procura além da internet

O interesse dos brasileiros pelo conflito não se limita ao disparo nas pesquisas sobre como ajudar a Ucrânia no Google Brasil. O alistamento de voluntários para apoiar o exército ucraniano contra a Rússia é uma realidade. Até o início da semana, mais de cem pessoas formalizaram contato junto à embaixada da Ucrânia no Brasil.

Cerca de 500 brasileiros estão se mobilizando em grupos de WhatsApp, Telegram e em redes sociais para se alistar à Legião Internacional de Defesa do Território. Os interessados devem arcar as despesas com recursos próprios. Os custos são de até R$ 7 mil por pessoa, entre passagens aéreas e documentação.

Segundo o encarregado de negócios da Ucrânia no Brasil, Anatoliy Tkach, além dos custos, é preciso ter experiência militar e falar pelo menos inglês fluente. O alistamento é feito na fronteira da Ucrânia com a Polônia.

  • Ecoa fez uma lista com algumas das organizações que estão recebendo doações para apoiar a população diretamente atingida pela guerra na Ucrânia. Saiba como ajudar aqui.