Topo

Após novela, TikTok não será mais vendido, mas deve ter acordo com a Oracle

SOPA Images/LightRocket via Getty Images
Imagem: SOPA Images/LightRocket via Getty Images

De Tilt, em São Paulo*

11/03/2022 15h21

O TikTok está perto de fechar um acordo para que a Oracle, empresa de tecnologia de banco de dados, seja a empresa responsável por armazenar informações de pessoas nos Estados Unidos com conta na rede social chinesa, segundo a agência Reuters.

O acordo viria um ano e meio depois que os Estados Unidos, ainda sob o comando do então presidente Donald Trump, tentaram forçar a venda do TikTok a uma empresa norte-americana. Na época, o governo dos EUA acusava a ByteDance, dona da rede social, de compartilhar dados de norte-americanos com o governo da China.

O Comitê de Investimento Estrangeiro nos EUA (CFIUS, na sigla me inglês) na época ordenou que a ByteDance vendesse a operação norte-americana do TikTok, ou então o app seria banido do país. Mas o ultimato acabou esquecido quando Joe Biden foi eleito para suceder Donald Trump como presidente dos EUA no ano passado.

O órgão, porém, manteve preocupações com a segurança de dados no TikTok, questão que a ByteDance agora espera resolver no acordo com a Oracle.

Não está claro se, para o CFIUS, a parceria do TikTok com a Oracle é suficiente para resolver as preocupações norte-americanas. Um porta-voz do Departamento do Tesouro dos EUA, que está à frente do CFIUS, não quis comentar o assunto.

Em 2020, Microsoft, Twitter e até a varejista Walmart chegaram a entrar na fila para comprar o TikTok nos EUA, com ofertas variando entre US$ 10 bilhões e US$ 50 bilhões.

A Oracle também chegou a declarar interesse no TikTok e discutiu a aquisição de uma participação minoritária na empresa, que agora se consolida como uma oferta de parceria.

China fica de fora

Se o acordo for concretizado, todos os dados de perfis norte-americanos do TikTok ficarão armazenados nos servidores da Oracle nos EUA, longe da sede da ByteDance na China. Hoje, alguns desses dados estão armazenados com o Google.

Além disso, sob os termos do acordo, será montada uma equipe dedicada ao gerenciamento de dados dos EUA, que protegerá as informações dos perfis do aplicativo no país de forma independente. A ByteDance não poderá ter acesso a esses dados.

O TikTok é um dos aplicativos de mídia social mais populares do mundo, com mais de 1 bilhão de perfis ativos globalmente. As informações dos usuários dos EUA estão atualmente armazenadas nos data centers do TikTok no estado norte-americano da Virgínia, com backup em Cingapura.

*Com informações da Reuters.