Topo

Serviço de videochamada do Google vai dedurar quem mentir que internet caiu

Google Meet exibirá status detalhado de internet dos participantes durante chamada de vídeo - Divulgação/Google
Google Meet exibirá status detalhado de internet dos participantes durante chamada de vídeo Imagem: Divulgação/Google

Barbara Mannara

Colaboração para Tilt*, do Rio de Janeiro

10/03/2022 11h54

O Google anunciou recentemente que vai indicar o status de internet dos usuários durante conferências de vídeo da plataforma Meet para sua versão voltada para empresas. Ou seja, aquela velha desculpa de que a rede caiu no meio da reunião do trabalho não vai mais colar.

E fiquem atentos, pois o recurso já está disponível, segundo o comunicado da empresa. Os dados podem ser acessados pelo administrador da chamada, na conta do Google Workspace, na ferramenta de "Qualidade do Meet".

meet - Reprodução - Reprodução
Estatísticas de banda de internet dos participantes
Imagem: Reprodução

Como funciona

Com a novidade do Google Meet, o administrador da reunião pode visualizar informações avançadas sobre a qualidade da internet de cada participante.

Os dados exibem a largura de banda de entrada e saída (simplificando, dados de transmissão da rede de internet). Assim, é possível saber em qual das pontas a conexão está falhando e ajudar na solução de problemas.

A funcionalidade oferece até um gráfico completo com as variações da estabilidade da internet, categorizada por minuto, durante a ligação de vídeo. Ao posicionar o cursor do mouse em algum ponto específico, o gráfico exibe os dados de velocidade de conexão (Mbps) naquele momento exato.

Ou seja, nada de desculpas agora, pois as pessoas serão desmascaradas.

meet - Reprodução - Reprodução
Admin Console mostra detalhes da conexão durante conferência do Meet
Imagem: Reprodução

Só administradores têm "o poder"

Claro que a funcionalidade não foi criada para dedurar pessoas. Na verdade, o motivo é dar mais informações aos administradores de rede.

Para usar, é necessário ter acesso ao Admin Console, uma ferramenta de administração avançada da plataforma, disponível para clientes do Google Workspace —nas contas dos antigos G Suite Basic e Business (voltado para o mundo empresarial)

Não é possível fazer login no administrador do Google usando contas comuns do Gmail, por exemplo. Ou seja, para conseguir ver a qualidade de internet dos participantes de uma reunião do Meet, é necessário ser assinante do Workspace.

Por meio da ferramenta de administrador, dá para ver as informações de rede e mais: ter acesso ao nível do microfone ou do áudio recebido e ver estatísticas do sistema (CPU).

Como usar?

Segundo o Google, o passo a passo é o seguinte:

  • Acesse o site do Admin Console (admin.google.com);
  • Navegue até Aplicativos;
  • Acesse Google Workspace;
  • Vá em Google Meet;
  • Abra a "Ferramenta de qualidade do Meet".

Para uma visualização mais rápida, basta utilizar a busca pelo código da reunião, organizador ou participante na barra de pesquisa, para acessar a ferramenta de qualidade do Meet.

E o que é o Google Workspace

O Google Workspace é uma ferramenta voltada para o uso comercial e oferece três modalidades: o Google Workspace Individual, o Business (para pequenos e médios empreendimentos) e o Enterprise (para grandes empresas).

A conta Workspace inclui recursos premium para diversos produtos Google, inclusive a função de videochamadas do Meet, com o Admin Console.

Os preços ficam a partir de R$ 24,90 (Business Starter), que oferece funções como email comercial personalizado, conferências com até 100 participantes e 30 GB de armazenamento por usuário.