Topo

Fim da novela: lixo espacial descontrolado de 3 toneladas atinge a Lua

Lua é vista durante eclipse parcial em Xangai - Aly Song/Reuters
Lua é vista durante eclipse parcial em Xangai Imagem: Aly Song/Reuters

Guilherme Tagiaroli

De Tilt*, em São Paulo

04/03/2022 15h07

Um pedaço de propulsor de foguete, que pesa três toneladas, finalmente atingiu a Lua nesta sexta-feira (4) por volta das 9h25 (horário de Brasília). O impacto marca a primeira colisão lunar não intencional envolvendo restos de uma espaçonave. Antes disso, apenas sondas de missões que pousaram em solo lunar.

Desde fevereiro especula-se que poderiam ser restos de um foguete da SpaceX. Posteriormente, especialistas passaram a considerar que os detritos eram parte de uma missão chinesa, que nega a autoria. Até o momento, ninguém sabe quem é o dono do material que atingiu a Lua.

Segundo especialistas, o lixo espacial foi parar no lado oculto da Lua (região do satélite que não conseguimos ver da Terra por conta da rotação sincronizada com nosso planeta), impossibilitando que telescópios terrestres conseguissem observar o impacto. Estima-se que o pedaço de foguete atingiu uma área próxima à cratera Hertzsrpung, que tem 570 km de diâmetro.

Imagem mostra possível local de impacto de lixo espacial no lado oculto da Lua - Nasa/LROC/ASU/Scott Sutherland via Space.com - Nasa/LROC/ASU/Scott Sutherland via Space.com
Imagem mostra possível local de impacto de lixo espacial no lado oculto da Lua
Imagem: Nasa/LROC/ASU/Scott Sutherland via Space.com

Devemos apenas ter detalhes sobre o impacto nas próximas semanas. Segundo o site Space.com, o LRO (Orbitador de Reconhecimento Lunar), uma espaçonave da Nasa que fica na órbita da Lua, provavelmente não estava em posição para captar informações sobre o local.

Outra possibilidade é a sonda indiana Chandrayaan-2, que também orbita nosso satélite, tirar fotos do local para, assim, sabermos sobre o impacto e, talvez, a origem desses detritos.

Quem é o dono?

Num primeiro momento, o astrônomo Bill Gray achou que eram restos de um foguete Falcon 9, da SpaceX, disparado em 2015 para levar ao espaço satélites do governo dos Estados Unidos.

Após alguns dias, Gray refez cálculos e emitiu uma errata no site Project Pluto, projeto que desenvolve focado em observações espaciais de elementos ao redor da Terra. Ele concluiu que o lixo espacial pertencia a um foguete chinês lançado em 2014 como parte da missão Chang'e 5-T1.

O governo chinês, por sua vez, negou que o lixo espacial era parte de uma missão conduzida pelo país. Um porta-voz disse que o equipamento espacial já teria caído na atmosfera da Terra e entrado em combustão.

Na última terça-feira (1º), o Comando Espacial dos Estados Unidos, que detecta lixo espacial informou que o detrito pode ser de origem chinesa. Segundo a organização, o "estágio superior" - uma das partes do lançador espacial - do foguete chinês, lançado em 2014, nunca saiu de órbita. No entanto, eles não afirmam categoricamente a origem do equipamento ou país responsável pelos destroços.

*Com informações de colaboração de Bárbara Mannara e Space.com