Topo

Apartamento das fake news: veja como funcionava esquema russo de bots

Ucrânia desativa fazendas de bots - Ukraine Security Services
Ucrânia desativa fazendas de bots Imagem: Ukraine Security Services

Colaboração para Tilt

27/02/2022 12h30

Dois apartamentos. 3.000 SIM cards. 18.000 contas em redes sociais. Este era o cenário de uma "fazenda de bots" para promover a Rússia, desmascarada recentemente na Ucrânia. Fotos e vídeos mostram o funcionamento das máquinas.

De acordo com o Serviço de Segurança Ucraniano (SSU), a operação no país envolvida apenas três pessoas, em dois diferentes apartamentos na cidade de Lviv, que se reportavam a um grande esquema administrado na Rússia.

"Os especialistas cibernéticos da SSU descobriram e desmantelaram duas fazendas de bots em Lviv, com uma capacidade total de 18.000 contas falsas", disse o SSU em comunicado. "De acordo com informações preliminares, organizadores na Rússia supervisionavam estas pessoas."

O exército robótico de trolls publicava amplamente nas redes sociais, incluindo anúncio de falsos atentados e atos terroristas e outras postagens virais. O objetivo era espalhar desinformação e criar pânico na população.

gateway gsm - Ukraine Security Services - Ukraine Security Services
Gateways GSM abrigavam mais de 3.000 SIM cards
Imagem: Ukraine Security Services

Eram utilizados equipamentos de gateway GSM, extremamente compactos, que abrigavam cerca de 3.000 "chips" de operadoras, conectados a redes locais de internet móvel. Estas táticas de pulverização dificultavam a detecção do esquema.

Muito populares entre hackers e outros cibercriminosos, os dispositivos de gateway GSM funcionam como servidores VPN ad hoc. Com eles, é possível gerenciar vários números de telefone e se conectar a redes VoIP fora do padrão. São fáceis de configurar, difíceis de detectar e completamente sob o controle de quem realiza a operação.

O SSU apreendeu dois conjuntos de gateways GSM, 3.000 cartões SIM, laptops e registros contábeis. Mesmo com o sucesso da operação, ainda pode haver mais nós do esquema de desinformação no país.

O fechamento da suposta fazenda de bots russos ocorre em um momento de crescentes tensões na região. A Rússia tem reunido tropas, armas e suprimentos ao longo da fronteira com a Ucrânia e outros países vizinhos, como a Bielorrússia. Ataques cibernéticos também são constantes nos últimos anos.