Topo

Ucrânia chama pilotos de drones e hackers para ajudar contra a Rússia

25.fev.2022 - Mulher empunha arma durante treinamento aberto, organizado para civis por veteranos de guerra e voluntários, que ensinam o manuseio básico de armas e primeiros socorros em Kiev - Genya Savilov/AFP
25.fev.2022 - Mulher empunha arma durante treinamento aberto, organizado para civis por veteranos de guerra e voluntários, que ensinam o manuseio básico de armas e primeiros socorros em Kiev Imagem: Genya Savilov/AFP

Marcella Duarte

Colaboração para Tilt, em São Paulo

25/02/2022 18h03

"Você tem um drone? Dê para pilotos experientes usarem!": assim o Ministério da Defesa da Ucrânia está conclamando a população para que empreste seus drones para o exército do país, que está sendo atacado pela Rússia nos últimos dois dias.

Os chamamentos têm sido feitos nas redes sociais, com a hashtag #StopRussia. Os equipamentos seriam usados para monitorar as cidades, do alto, conforme estão sendo invadidas pelas tropas russas.

As pessoas também podem se voluntariar como pilotos. "Você sabe dirigir um drone? Junte-se à patrulha. (...) Kiev é a nossa casa, defendê-la é uma tarefa comum", diz uma postagem.

Interessados devem relatar sua experiência em piloto, tipo de drone e número de baterias e informar se já serviu uma força militar.

Exército cibernético

O governo também está pedindo que hackers e especialistas em cibersegurança se apresentem para defender a Ucrânia, de acordo com fontes ligadas ao Ministério da Defesa ouvidas pela agência de notícias Reuters.

Desde ontem, mensagens estão pipocando em fóruns hackers: "Comunidade Ucraniana! É hora de se envolver na ciberdefesa de nosso país".

Voluntários para este exército invisível devem preencher um formulário do Google Docs, listando suas especialidades, como desenvolvimento de malware, e referências profissionais.

Eles ficariam responsáveis por dois tipos de tarefas: ofensivas e defensivas. As primeiras focam em invadir sistemas das tropas russas invasoras.

As segundas se referem à proteção a infraestrutura do país, como usinas e sistemas de água. Em 2015, um ciberataque atribuído à Rússia deixou 225 mil ucranianos sem energia elétrica.

O Ministério da Defesa da Ucrânia ainda não possui um departamento focado em segurança digital. Centenas de formulários de voluntários já teriam sido recebidos, segundo a Reuters —resta saber se nenhum é um espião russo.