Topo

De pijama, homem derrubou internet da Coreia do Norte por vingança

Getty Images
Imagem: Getty Images

Felipe Mendes

Colaboração para Tilt, em São Paulo

03/02/2022 16h32

Um hacker independente norte-americano conseguiu derrubar o acesso a diversos serviços de internet na Coreia do Norte. Em entrevista ao site Wired, ele disse que foi vítima de espiões norte-coreanos há pouco mais de um ano, o que motivou sua vingança.

Segundo o homem, no momento em que começou a executar o ataque contra o país, ele estava no quarto vestindo uma camiseta, calça de pijama e chinelos, enquanto assistia ao filme "Alien" e comia salgadinhos.

"Parecia a coisa certa a fazer aqui. Se eles não virem que temos dentes, vai continuar vindo", disse o homem, conhecido como P4x, em entrevista ao site. "É bem interessante como foi fácil realmente ter algum efeito lá", completou.

Informações publicadas no site NK News, que acompanha notícias da Coreia do Norte, indicam que alguns ataques cibernéticos contra servidores norte-coreanos causaram problemas de conectividade na última semana. E isso após lançamentos testes de uma série de misseis.

De acordo com a Wired, as consequências dos ataques não ficaram claras. Mas sites de reservas da companhia aérea Air Koryo e uma página que serve como portal oficial para o ditador Kim Jong-un apresentaram problemas de acesso.

O motivo da vingança

De acordo com a reportagem, P4x conseguiu descobrir que havia sido atingido por espiões norte-coreanos no final de janeiro de 2021. Isso aconteceu quando ele abriu um arquivo enviado por um colega — também hacker— descrito como uma ferramenta de exploração de sistema.

No mesmo dia, ele viu uma postagem no blog do Google alertando que cibercriminosos da Coreia do Norte estavam atacando pesquisadores da área de segurança digital.

Quando foi analisar a ferramenta que havia recebido, percebeu que ela tinha um backdoor (porta de acesso ao sistema), que fornecia um ponto de apoio para acesso de seu computador.

Ele abriu uma máquina virtual e colocou o dispositivo digitalmente em quarentena para aumentar sua segurança.

Segundo P4x, ele chegou a relatar que havia sido alvo de um ataque da Coreia do Norte ao governo dos Estados Unidos e também ao FBI, mas as instituições norte-americanas não tomaram nenhuma providência.

Como foi a resposta dele

P4x afirma ter explorado uma série de vulnerabilidades por meio de ataques DDoS (Distributed Denial of Service), também conhecidos como "ataque de negação de serviço" que usa como estratégia sobrecarregar um servidor ou computador para que os recursos do sistema fiquem indisponíveis.

Com esse tipo ação é possível invadir um computador mestre de uma rede e escravizar várias máquinas. Ao fazer isso, o servidor acaba sobrecarregado, o deixando impossibilitado de realizar mais serviços.

De acordo com a reportagem, P4x afirmou que seu ataque até simples porque grande parte do software utilizado pelo governo norte-coreano está desatualizado. Contudo, o hacker não quis revelar quais são essas vulnerabilidades publicamente.

Questionado sobre o ataque configurar um crime nos Estados Unidos, ele afirmou que sua "consciência está limpa" devido aos "abusos dos direitos humanos e controle total sobre sua população", referindo-se ao governo norte-coreano.