Topo

O que é revisão por pares? Conheça o 'detector de bobagens' da ciência

Getty Images
Imagem: Getty Images

Lucas Carvalho

De Tilt, em São Paulo

29/01/2022 04h00

No filme "Não Olhe Para Cima", que virou febre na Netflix, um dos sinais de que o plano do conglomerado Bash para minerar o cometa a caminho da Terra vai dar errado é o fato de que ele não tem "revisão por pares". Mas o que isso significa?

Simplificando, a revisão por pares nada mais é do que uma espécie de "detector de bobagens" da ciência. A associação é brincadeira, mas o processo é muito sério no meio científico para evitar identificar fraudes e diminuir as chances de erro.

Trata-se do princípio que rege toda grande descoberta: a de que qualquer estudo, antes de ser publicado, precisa passar por uma revisão por outros cientistas independentes, e que não estão ligados diretamente a descoberta.

Apesar de fazerem de tudo para minimizar erros, cientistas são pessoas e, por isso, podem cometer erros. Pode ser um erro de cálculo ou de viés — quando a crença do cientistas atrapalha a análise dos dados.

É aí que a revisão por pares entra em cena: os pares são outros cientistas da mesma área de estudo que tomam para si a tarefa de reproduzir as experiências do colega e verificar se chegam aos mesmos resultados (ou parecidos), se os dados estão corretos e se aquela descoberta "impressionante" é realmente tudo isso mesmo. É o que explica a biocientista Laura Marise, cofundadora do Nunca Vi 1 Cientista e blogueira de Tilt.