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Me ajuda, como faço para bombar no TikTok sem dancinha?

Suellen Lima/Arte UOL
Imagem: Suellen Lima/Arte UOL

Lucas Carvalho

De Tilt, em São Paulo

28/01/2022 04h00

Mais até do que o Google, o TikTok foi o endereço mais acessado na internet em 2021, segundo a empresa de servidores Cloudflare. E muita gente procura o mesmo na plataforma de vídeos curtos: ver seu conteúdo viralizar e atingir milhares ou milhões de pessoas. Mas qual é a receita do sucesso?

Segundo Ronaldo Marques, chefe de parcerias de conteúdo do TikTok no Brasil, não existe uma fórmula mágica, mas existem algumas dicas certeiras que você pode seguir para aumentar as chances de ver seus vídeos bombarem e as notificações de novos seguidores se multiplicarem.

"Não é fácil, mas você consegue ter uma dinâmica de conteúdo para favorecer sua entrega dentro do TikTok", disse Marques em entrevista a Tilt durante uma live no nosso perfil no TikTok. Veja os conselhos desse brasileiro que manja do app.

1. Seguidor não é tudo

Se você encara o TikTok como uma extensão do seu perfil no Instagram, já começou errado. "TikTok não é uma rede social, é um aplicativo de distribuição e entrega de vídeos curtos com alguns dispositivos de rede social", diz Marques. Segundo ele, o app está mais próximo do YouTube do que qualquer outra plataforma.

Por isso, o seu número de seguidores não é tão importante, já que seu vídeo não é mostrado só para quem te segue. Pelo contrário, a maior parte das visualizações vêm da página inicial do app, o "Para Você" (For You), que usa o algoritmo para mostrar às pessoas coisas novas de gente que elas não conhecem.

"Você precisa ter um bom conteúdo, e não necessariamente milhares de seguidores para poder viralizar", diz Marques. "Quanto mais cedo você perceber que precisa sentar, roteirizar um videozinho, pensar no que vai fazer, a edição que vai usar, mais cedo vai ter sucesso."

2. Não perca tempo

Se número de seguidores não é tudo, qual é o ingrediente secreto de um conteúdo popular? Segundo Marques, a métrica mais usada pelo algoritmo do TikTok é a taxa de quantas pessoas veem seu vídeo até o final.

Pela própria natureza do app, é muito fácil para qualquer pessoa pular seu vídeo se ela não achar seu conteúdo interessante. Por isso, a dica de Marques é não perder tempo e ir direto ao assunto logo nos primeiros segundos.

Se mais pessoas virem seu vídeo até o fim, o algoritmo do TikTok vai perceber que ele tem qualidade e as chances de replicarem seu conteúdo para mais pessoas cresce. O uso de hashtags, filtros, recursos de edição ou músicas específicas "são fatores secundários que em um momento ou outro podem ajudar", mas não são fundamentais, diz Marques.

3. Fale sobre o que você domina

Não adianta tentar imitar os perfis mais populares do TikTok. Não adianta ficar repetindo a mesma dancinha que todo mundo usa, nem a mesma música ou o mesmo meme. Para o algoritmo, o que manda é a autenticidade. Por isso, o segredo é falar daquilo que você manja.

"Você ouviu falar que no TikTok tem que ser engraçadinho, fazer dancinha? Não é verdade. Há possibilidades infinitas. Temos contas de professores de matemática fazendo equação na lousa entregando 1 milhão de views", diz Marques.

Por isso, a dica é focar naquele assunto ou formato que você domina. Não importa se é algo pouco popular ou desconhecido da maioria das pessoas: na internet sempre existe público para ele.

4. Hashtags ajudam, mas não fazem milagre

Mas nem por isso vale ignorar o que está fazendo sucesso. Se eventualmente o seu tipo de conteúdo e o seu perfil combinarem com algum tema em alta, uma música ou hashtag, não tem problema usar. Mas evite forçar a barra.

Um bom exemplo disso são as hashtags: você sabia que aquela "#foryou" não serve para jogar seu vídeo na página inicial? Segundo Marques, elas servem para classificar para o sistema o assunto do vídeo.

"Use duas ou três hashtags no máximo", diz. "O For You tem 1 trilhão de vídeos. Ir para o For You depende do seu vídeo ser bem assistido."