Topo

É verdade que pasta de dente limpa prata? Sim, e ciência explica o por quê

Imagem: Getty Images

De Tilt

25/01/2022 09h00

Você já teve um item de prata que escureceu (ou "enferrujou") com o tempo? Brincos, pulseiras, anéis, colares, talheres, taças, bandejas, travessas podem escurecer com o tempo e o truque mais antigo para limpá-los é usar pasta de dente. Mas funciona mesmo?

Antes de entender como a pasta de dente ajuda a limpar prata, é preciso entender por que ela escurece. Essa sujeira é natural e surge por causa da oxidação, fruto do contato do material com alguns gases na atmosfera (como compostos de enxofre).

Nesse processo se forma sobre o material uma camada de sulfeto de prata, que tem cor escura. O gás sulfídrico, que tem cheiro de ovo podre, também pode interferir no processo. Outras partículas no ar e sais —até o nosso suor— também podem agravar o escurecimento.

Não há o que fazer para evitar que a oxidação aconteça, pois ela é um processo natural. Mas dá para remediar. Para remover essa camada de oxidação, basta usar materiais abrasivos suaves que são capazes de realizar essa limpeza sem danificar a prata.

O melhor e mais comum abrasivo suave que temos em casa é, justamente, a pasta de dente, que faz uma limpeza semelhante dentro da nossa boca. Quem explica é a biocientista Laura Marise, cofundadora do Nunca Vi 1 Cientista e blogueira de Tilt.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

É verdade que pasta de dente limpa prata? Sim, e ciência explica o por quê - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Curiosidades de Ciências