Topo

Comida preparada com air fryer causa câncer? Entenda o mito

Imagem: Getty Images

De Tilt, em São Paulo

22/01/2022 04h00

Com a promessa de entregar alimentos fritos sem óleo, a fritadeira elétrica —também conhecida como "air fryer"— passou a ser a escolha para uma alimentação mais saudável. Mas você já ouviu falar que os alimentos preparados com esse eletrodoméstico causam câncer?

Dizem que a comida preparada na air fryer fica com acrilamida, substância que teria potencial de causar câncer. Mas será que é verdade? A biocientista Laura Marise, co-fundadora do Nunca Vi 1 Cientista e blogueira de Tilt, desvenda esse mito.

Para começar, é bom explicar que a fritadeira sem óleo nada mais é que um forno elétrico que aquece por convecção —ou seja, pelo movimento do ar. Ela aquece o ar e a faz girar bem rápido. Na prática, é quase a mesma coisa que um forno elétrico normal.

E como aparece essa tal de acrilamida? Ela é usada na indústria, na pesquisa científica e no tratamento de água, mas também é gerada naturalmente no cozimento de alguns alimentos em alta temperatura.

Ou seja, ela aparece em qualquer alimento que fica com aquele aspecto dourado quando frito e não depende do método de cozimento. "Nas quantidades que a gente come, não tem evidência nenhuma que mostre que ela causa câncer", explica Marise.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Comida preparada com air fryer causa câncer? Entenda o mito - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Curiosidades de Ciências