Topo

WhatsApp está testando ouvir áudios por cima de outros apps, veja como

Casal olha para tela do smartphone celular sorindo - mego-studio/Freepik
Casal olha para tela do smartphone celular sorindo Imagem: mego-studio/Freepik

Adriano Ferreira

Colaboração para Tilt, em Florianópolis

18/01/2022 17h22

O WhatsApp está testando uma atualização que (finalmente) permite ouvir o áudio das mensagens enquanto você mexe em outros aplicativos. Agora, você consegue sair do chat e ainda assim acessar algum site ou app sem interrupção do que você estiver ouvindo no mensageiro.

De acordo com o MacRumors, o WhatsApp esteve dedicando esforços para lançar um reprodutor de voz global para que os receptores dos áudios tivessem a possibilidade de ouvir as mensagens de voz em segundo plano, enquanto navegam por outra funcionalidade do celular.

Antes da atualização, se alguém reproduzisse uma mensagem de voz pelo WhatsApp, a interrupção era imediata. Mas, atualmente, já é permitido sair do chat e permanecer ouvindo o áudio, caso você prefira acessar outro recurso no smartphone — o que torna a funcionalidade útil para mensagens longas

Em uma versão de testes recente, caso você ouvisse uma mensagem e depois alternasse para a tela inicial do WhatsApp ou outra conversa, uma interface de reprodução do áudio surgia com botões com as opções de pausar, retomar ou dispensar o que estava sendo reproduzido, enquanto uma barra de progresso acompanha o decorrer da mensagem.

Apenas para testes

O WABetaInfo afirma que o lançamento da facilidade está disponível para testadores do WhatsApp Beta no iOS e WhatsApp Business Beta para Android. Então, se você não é testador, provavelmente não viu a novidade chegar antes.

Para testar a função, independente do sistema, é necessário abrir o aplicativo e clicar em "Mais Opções" (os três pontinhos no canto superior do app). Selecione a aba "Aparelhos Conectados" e então, a opção "Múltiplos Aparelhos (Beta)".

Ao aderir a versão de testes, o mensageiro deve liberar a função para o usuário. Entretanto, por estar em fase de desenvolvimento, é possível que o WhatsApp apresente alguns problemas inesperados na função de ouvir áudio enquanto mexe em outros aplicativos.