Topo

Vai trocar o plano de celular? Veja o que checar para não sair no prejuízo

iStock
Imagem: iStock

Simone Machado

Colaboração para Tilt, em São José do Rio Preto (SP)

10/01/2022 04h00

Você está descontente com seu plano de telefonia celular? São muitas as reclamações em relação ao serviço prestado pela operadora, à falta de internet em seu pacote ou ao valor que não cabe mais no orçamento. Mas na hora de achar alternativas, fique de olho.

Existem muitas opções oferecidas pela sua operadora e também por outras. Cada plano tem suas particularidades e um tipo de serviço, como franquia de internet, quantidade ilimitada ou não de ligações e, claro, valores.

Quer saber a quantas anda a sua internet? Nós temos um teste para medir a velocidade da sua internet:

Fidelidade

Um plano de celular é um investimento que deve ser bem pensado antes de ser contratado. O valor, muitas vezes, pode parecer pouco no fim do mês, mas a maioria das operadoras exige contrato com um número mínimo de meses - normalmente um ano - por isso é importante fazer uma boa escolha para você não se arrepender e ter que arcar com os custos da multa de uma quebra de contrato.

Por isso, embora muitos planos pareçam vantajosos, o consumidor deve ficar atento ao período de carência e sempre ler as regras da operadora, tanto a atual — para ver se a troca pode ser feita naquele momento — quanto a de interesse. Assim você evita essa despesa desnecessária.

Consumo mensal

Um dos pontos mais importantes antes de fazer a troca de plano do seu celular é entender qual o seu perfil de consumidor, assim você terá uma boa projeção do que vale ser escolhido em seu plano.

Se você é uma pessoa que usa bastante a internet (dados móveis) e percebe que o seu uso mensal costuma exceder a quantidade que seu atual plano oferece, por exemplo, é sinal de que o próximo plano contratado precisará ter uma franquia de dados mais robusta.

Em contrapartida, caso as horas navegando sejam inferiores ao disponibilizado pela operadora, pode ser que esteja pagando caro por um serviço que não compensa.

Essa análise de uso também serve para as ligações, mensagens enviadas e plataformas inclusas em seu pacote atual — que muitas são desconhecidas por quem as contrata. Fique atento aos seus hábitos antes de contratar um novo plano para não sair no prejuízo por aceitar um serviço que, talvez, não se encaixe no seu perfil de consumo.

Aplicativos favoritos

Ainda na linha de analisar os seus próprios hábitos, outro ponto importante é analisar as finalidades com que você mais utiliza o celular. Isso porque alguns recursos de mensagem, como o WhatsApp e o Telegram, podem estar consumindo muito de sua franquia de internet, principalmente se você gosta de compartilhar fotos e vídeos com os amigos e familiares. Sendo assim, um plano de celular que tenha acesso a esses aplicativos sem descontar da sua franquia é o mais indicado para você.

Há ainda pacotes promocionais que contam com navegação gratuita em aplicativos de localização, como o Waze e Google Maps, por exemplo. Então já sabe: costuma se deslocar diariamente e viu que o consumo de dados excedeu o normal? Pode ser a hora de investir em um plano de celular que inclua essas funcionalidades gratuitamente.

Pré-pago ou pós-pago

Ao trocar um plano de celular, é possível escolher entre algumas modalidades, cada qual com suas vantagens e valores: pré-pago, controle (com valor de fatura fixa) pós-pago ou flexível.

O plano pré-pago é, entre as opções, a mais fácil. Basta comprar um chip que funciona em seu celular e ativá-lo junto da operadora. Depois, o usuário só recarrega aquilo que realmente quer usar e que cabe no orçamento.

Já os planos pós-pagos com oferta de combos de serviço podem sair até mais em conta no orçamento mensal, uma vez que as operadoras oferecem preços menores em pacotes de internet mensais, por exemplo.

Ainda assim, muitas vezes o usuário não quer contratar um pacote fixo, já que seu uso varia. É aqui que entram os planos flexíveis, como é o caso do Vivo Easy e Claro Flex. Tratam-se de opções mais acessíveis, que permitem que o usuário monte seu plano como preferir, além de comprar mais dados de internet e minutos de ligação direto pelo aplicativo, sem data de vencimento e sem a necessidade de que essa compra seja feita todos os meses ou com alguma frequência mínima.

Nesse caso específico, os planos flexíveis evitam o problema de contratar serviços demais e não usar, também garantindo que o usuário não fique sem acesso quando acabam os créditos.

Os planos controle, oferecido pela maioria das operadoras, são um plano pós-pago, mas no qual o usuário tem controle sobre os seus gastos. Neles são oferecidos pacotes de internet e ligações por um valor fixo ao mês.

Já os pós-pagos são indicados para quem usa muito os serviços oferecidos pelas operadoras. Os valores da fatura variam de acordo com o uso a cada mês.

Planos família

Você mora com sua esposa, filhos ou pais e todos têm celular e usam dos serviços oferecidos pela mesma operadora. Uma boa opção para vocês é adquirir um plano Família, já que essa alternativa é bem econômica. Nesse plano as operadoras costumam oferecer descontos especiais para duas, três ou quatro linhas, cobradas na mesma conta.

Se uma das linhas precisar de mais recursos que outra, não há problemas: a franquia de dados móveis e os minutos de ligação são divididos entre os usuários, o que torna esse contrato muito atrativo. Além disso, as operadoras oferecem pacotes mais robustos para esses grupos, o que pode ser interessante para quem está sempre conectado.

Atrativos

Para atrair os consumidores, diversas operadoras oferecem atrativos extras na hora da contratação de um plano de celular. Vale apenas analisar se o plano contratado conta com algum deles, já que muitos acabam sendo pagos pelos consumidores em outras situações.

Os atrativos mais comuns oferecidos pelas operadoras são os aplicativos de streaming de música ou de vídeo.

Promoções

Uma boa tática na hora de trocar o plano de seu celular e aproveitar as promoções. Em algumas datas como Dia das Mães, dos Pais, Black Friday e Natal as operadoras costumam oferecer vantagens para atrair novos clientes.

Normalmente, essas promoções envolvem franquia extra de internet ou desconto na conta. Além disso, algumas operadoras oferecem condições diferenciadas para quem opta pela fatura com envio digital ou por determinados tipos de pagamento, como débito em conta ou cartão de crédito. Fique atento as datas e aproveite para economizar ao trocar o plano do seu celular.

Nota de transparência: a Melhor Plano, empresa que promove o teste de velocidade, em geral oferece outras opções de pacote de telefonia após o teste. Caso você faça a compra a partir da sugestão deles, o UOL receberá uma pequena remuneração pela indicação.