Topo

Furo para câmera e Face ID oculto: rumores sobre iPhone 14 esquentam; veja

Montagem mostra como seria o iPhone 13 com um furo na tela para a câmera - Reprodução
Montagem mostra como seria o iPhone 13 com um furo na tela para a câmera Imagem: Reprodução

Barbara Mannara

Colaboração para Tilt, do Rio de Janeiro

07/01/2022 13h44

As expectativas para o iPhone 14, nova linha de celulares top de linha da Apple, já estão dando o que falar na internet. O evento de lançamento, previsto para setembro de 2022, poderá apresentar mudanças significativas em relação ao seu antecessor, o iPhone 13.

Rumores mais recentes reforçam que os smartphones iPhone 14 Pro e iPhone 14 Pro Max poderão chegar com um novo design de Face ID, sistema de reconhecimento facial do celular, embutido sob a tela.

Além disso, o design da câmera frontal seria mais discreto, com um visual de furo na tela, mais semelhante aos recentes celulares Android, substituindo a "franja" usada desde a linha iPhone X em 2017.

Face ID oculto

Os rumores de um novo Face ID vêm desde o ano passado, quando o analista Ming-Chi Kuo declarou que as movimentações de bastidores da Apple indicavam que a empresa adotaria a tela com furo que a Samsung popularizou na linha Galaxy S dos últimos anos.

Mais recentemente, o perfil DylanDKT, do Twitter —responsável por vazar informações de celulares ainda em produção—, também apostou que, para acabar com a franja usada para abrigar o Face ID e a câmera frontal dos iPhones, a Apple vai na direção da tela "furada".

Com isso, todos os componentes que o Face ID usa para funcionar, incluindo o projetor de pontos e o sensor infravermelho, ficariam escondidos debaixo da tela, enquanto só a câmera de selfies ficaria visível através de um furo no painel.

Uma das preocupações é que o novo design "escondido" do Face ID prejudique a leitura facial, deixando o desbloqueio do celular mais lento. Mas, segundo DylanDKT, as mudanças nos sensores não devem ser negativas ou afetar o funcionamento do smartphone.

Pelo contrário. Segundo o site de notícias The Verge, o reconhecimento de rosto sob a tela poderia ser menos afetado pela nebulosidade e luminosidade do ambiente.

Essa tecnologia de leitura "embaixo da tela" tem melhorado ao longo dos anos, inclusive na resolução de captação de imagem. Então, a Apple pode trazer uma boa surpresa para os usuários de iPhone em seu novo lançamento.

Câmera frontal mais discreta

Outra possível mudança seria na câmera frontal, a famosa câmera de selfie. O iPhone 14 poderá vir com um design mais discreto e minimalista de "câmera furico", invés do enorme entalhe aplicado atualmente na tela do iPhone 13.

Reduzindo esse entalhe na nova linha de celulares, a Apple conseguiria se recuperar na corrida de design de smartphone no mercado, chegando no mesmo nível dos concorrentes com Android.

Isso porque o entalhe já é considerado ultrapassado frente aos recortes mais discretos aplicados em smartphones recentes, ocupando espaço desnecessário na tela.

O Galaxy S21 da Samsung, por exemplo, apresenta apenas um pequeno "ponto" circular no topo da tela, sem prejudicar o visual do aparelho tanto quanto a "franja" do iPhone —que até diminuiu de tamanho no iPhone 13, mas ainda toma um espaço grande da tela.

Touch ID está de volta?

Uma das grandes reclamações dos usuários é a ausência do leitor de impressões digitais nos novos modelos de iPhones, que contam apenas com desbloqueio de reconhecimento facial (Face ID) ou senha. Atualmente o sensor do Touch ID está presente apenas no modelo de iPhone SE ou versões anteriores ao iPhone X.

Mas as ambições da Apple para a sua nova tecnologia de tela podem trazer uma boa notícia para quem sente saudades do Touch ID. Segundo Kuo, o leitor de impressões digitais também pode estar prestes a voltar.

O novo Touch ID viria na forma de um leitor de impressão digital sob a tela, assim como o Face ID. Isso mesmo, sem botões. Mas essa mudança ainda deve demorar: Kuo prevê só para 2023, no mínimo.

iPhone SE com 5G

DylanDKT também falou um pouco sobre a linha iPhone SE, modelos mais "econômicos" da Apple, que oferecem um visual retrô da linha. Um modelo atualizado é esperado para 2022.

O rumor da vez é que o visual do novo iPhone SE seria o mesmo do modelo de 2020, com botão físico e uma só câmera traseira. As novidades viriam internamente, aprimorando apenas especificações de funcionamento.

Um iPhone SE supostamente projetado com o visual do iPhone XR ou iPhone 11, com franja e mais câmeras, só que menor, teria sido adiado para 2024.

A novidade ficará por conta da conectividade: o novo iPhone SE 2022 deve vir com 5G, a internet móvel mais rápida de nova geração.

A Apple ainda não anunciou oficialmente a nova geração de iPhones, mas os rumores estão pipocando na internet. Até setembro de 2022, data prevista para o evento da Apple, muitas notícias ainda devem aparecer e vale ficar de olho nas possíveis novidades.