Topo

Instagram começa a testar a volta do feed cronológico e mais opções de feed

Instagram testa novos feeds - Instagram
Instagram testa novos feeds Imagem: Instagram

Letícia Naísa

De Tilt, em São Paulo

06/01/2022 11h51

No final de 2021, Adam Mosseri, presidente do Instagram, fez uma promessa: trazer de volta o feed cronológico no aplicativo. Na primeira semana de janeiro, por meio de uma postagem no Twitter, ele mostrou como vai funcionar essa mudança na rede social.

Três tipos de feed estarão disponíveis: Home (página inicial), Following (seguindo) e Favorites (favoritos). Será possível alternar entre os três layouts para ver os conteúdos.

O Instagram adotou o feed por engajamento em 2016. A tendência de usar algoritmos na primeira página das redes sociais começou com o Facebook no mesmo ano e foi adotada também pelo Twitter.

A decisão de voltar às origens do app acontece em meio a uma série de investigações sobre as marcas da Meta (que antes era o Facebook) chamada Facebook Papers.

Apesar de estudos internos da empresa apontarem que o Instagram pode ser tóxico para os jovens, especialmente mulheres, por priorizar conteúdos sobre beleza, intervenções estéticas e enfatizar corpos de celebridades no feed de postagens, Mosseri afirmou que o app não é "viciante".

O executivo também defendeu a criação de um órgão independente responsável por criar padrões para todos as redes sociais do mercado, indicando "como verificar a idade, projetar experiências adequadas à idade e construir controles parentais".

No entanto, para Mosseri, esse órgão deveria ser montado e financiado pelas próprias empresas de redes sociais, e não se comprometeu a apoiar a criação de uma agência reguladora estatal que faça o mesmo.

O novo feed

No feed principal (Home), será mantido o algoritmo. Ou seja, vai continuar da mesma forma como conhecemos, com sugestões baseadas no consumo de conteúdo. A aba de "seguindo" será a que cumpre a promessa: vai mostrar apenas as contas que você segue em ordem cronológica de postagens.

Já a terceira opção de feed, "favoritos", mostrará apenas contas selecionadas, como de familiares, amigos próximos e pessoas que você gosta de consumir conteúdo.

Segundo Mosseri, os testes já começaram para algumas contas e a expectativa é de que chegue a todos os perfis até metade deste ano.