Topo

Pareamento rápido e mais: Google lança funções para agilizar 'casa smart'

Nest Mini, a caixa de som inteligente do Google, poderá se conectar a outros produtos com um só clique - Getty Images
Nest Mini, a caixa de som inteligente do Google, poderá se conectar a outros produtos com um só clique Imagem: Getty Images

Lucas Carvalho

De Tilt, em São Paulo

05/01/2022 15h00

Sem tempo, irmão

  • Com Pareamento Rápido, será possível conectar telefone a outros produtos com um só clique via Bluetooth
  • Google também vai permitir que fones de ouvido compatíveis troquem de aparelho automaticamente
  • Áudio espacial, que torna som de músicas e filmes mais imersivo, também está a caminho de fones compatíveis

O Google pode ter desistido de se apresentar fisicamente na edição presencial da CES 2022, mas não desistiu de aproveitar a maior feira de tecnologia do mundo para anunciar novos recursos.

No caso da gigante das buscas, as novidades têm a ver com casa conectada. O Google está lançando uma série de recursos e padrões abertos para facilitar a conexão entre diferentes equipamentos de casa inteligente, das lâmpadas à TV.

A principal novidade é a ampliação do Pareamento Rápido (Google Fast Pair), um recurso que facilita na hora de conectar dois aparelhos diferentes por Bluetooth, eliminando parte da burocracia de parear novos produtos.

Atualmente, o Pareamento Rápido funciona em alguns fones de ouvido, caixas de som, carros e vestíveis (wearables), como relógios. Até o final deste ano, ele será estendido para Chromebooks, TVs e dispositivos domésticos inteligentes, como lâmpadas conectadas.

Com o Pareamento Rápido, conectar o celular à TV, à caixa de som ou à lâmpada inteligente se torna um processo mais simples: em vez de atravessar várias etapas de configurações e revirar o manual do produto, basta deixá-los um perto do outro e as opções de conexão aparecerão na tela do celular quase instantaneamente.

Os primeiros a receber a novidade, porém, são os próprios produtos do Google. A partir das próximas semanas, o Pareamento Rápido estará disponível para Chromebooks detectarem automaticamente um celular Android por perto e sincronizarem mensagens, notificações e apps "com um único clique", diz a empresa.

Nos próximos meses, o Pareamento Rápido chegará a televisores com Google TV ou Android TV que queiram se conectar a fones de ouvido compatíveis. Em seguida, será a vez dos dispositivos domésticos com suporte ao aplicativo Google Home.

Em seguida, o recurso chegará a outras plataformas, como notebooks. Ao conectar, por meio do Pareamento Rápido, um telefone Android ao PC com Windows, será possível configurar rapidamente acessórios Bluetooth, sincronizar mensagens de texto e compartilhar arquivos via Nearby Share (equivalente ao AirDrop da Apple).

Para fazer isso, o Google está firmando parcerias com fabricantes de PCs e componentes como Acer, Asus, HP e Intel. A novidade chegará a "PCs selecionados com sistema Windows" ainda este ano.

Áudio espacial

O Google também pretende liberar a partir deste ano outras funções para facilitar a vida de quem vive conectado a fones de ouvido sem fio. A principal delas é o recurso de áudio espacial que os AirPods, da Apple, já usam há algum tempo.

Essa função usa dados de localização e posicionamento da sua tela, cabeça e fones para projetar o áudio de uma música, filme ou série em três dimensões, fazendo com que o som pareça estar vindo de várias direções ao mesmo tempo e tornando a experiência mais imersiva.

Além disso, o Google desenvolveu uma tecnologia que permite que fones de ouvido sem fio alternem automaticamente entre equipamentos —o que também já existe com os AirPods se você só usa produtos da Apple.

"Se alguém estiver usando um headset via Bluetooth para ver um filme em um tablet Android e, enquanto isso, receber uma ligação, o filme será pausado e o áudio do fone será automaticamente alterado para o smartphone", explica o Google. "Terminada a chamada, o áudio retornará para o filme a que estava assistindo."

Essas duas funcionalidades estarão disponíveis nos próximos meses em fones de ouvido compatíveis, mas o Google não divulgou quais marcas de fone e aplicativos terão acesso às novidades.

Controle tudo à distância

Por fim, o Google anunciou também novos recursos para facilitar o controle de todos os produtos conectados na sua casa. Para começar, nos próximos meses será possível desbloquear o celular ou tablet Android usando um smartwatch com sistema Wear OS —como o Galaxy Watch 4, da Samsung.

Além disso, o recurso de chave digital —que permite destrancar um carro BMW habilitado usando um celular Samsung ou Pixel— também será expandido. A partir do final deste ano, quem tiver um aparelho com suporte a frequências de rádio curtas do padrão Ultra Wideband (UWB), nem precisará tirá-lo do bolso para abrir o veículo.

"Caso o veículo seja emprestado para outras pessoas, será possível compartilhar com segurança e remotamente a chave digital", anunciou a empresa. O Google também diz que trabalha para levar as chaves digitais para mais telefones e veículos Android ainda este ano.

Até o final do ano, os notebooks com sistema Chrome OS também poderão acessar os apps de mensagens do seu celular sem precisar instalá-los, além de ganhar uma seção nova para visualizar as fotos recentes tiradas com o Android.

O Google também está expandindo acesso ao recurso "Chromecast integrado", que permite controlar a música que sai de uma caixa de som, como o Google Nest, sem precisar de Bluetooth, só pelo wi-fi. Até o final do ano, mais marcas de caixas de som terão o recurso, começando nos próximos meses com todos os alto-falantes inteligentes e soundbars da Bose.