Topo

Telescópio James Webb abre "asas" e escudo e parte para ponto final; veja

Gabriel Daros

De Tilt, em São Paulo

04/01/2022 14h51Atualizada em 05/01/2022 11h48

A Agência Espacial Europeia (ESA) publicou o vídeo do momento exato da separação do telescópio espacial James Webb de seu módulo de transporte, o foguete Ariane 5.

Na gravação, feita pela empresa Arianespace, aparecem os momentos que o dispositivo se desprende do veículo, às 9h47m20, no horário de Brasília, durante o sábado de Natal, dia 25 de dezembro.

As imagens também mostram, cerca de 69 segundos depois, o telescópio armando seus painéis solares, captando os raios de luz que o abastecem com energia.

No dia 31 de dezembro, a Nasa divulgou um timelapse (sequências de imagens de passagens do tempo, disponível abaixo) que mostra o percurso do telescópio espacial, nos momentos em que ele se afasta da zona de órbita da Lua, rumo às estrelas de Órion. O dispositivo de observação levou dois dias e meio para cruzar o trajeto documentado.

Cada uma das imagens documentadas no processo levou 10 minutos, todas tiradas no dia 28 de dezembro.

Para que o percurso ficasse evidente, os cientistas da North York Astronomical Association (NYAA) combinaram as fotografias com outra imagem espacial, esta colorida, exibindo o trajeto em um risco branco.

No final do timelapse, é possível ver o momento em que o telescópio James Webb parte em direção de um dos pontos de Lagrange, o L2.

Esta área, segundo a Nasa, é um ponto espacial em que objetos celestes permanecem com menor influência gravitacional da Terra e do Sol. A posição é a mais adequada para que espaçonaves e sondas permaneçam "estacionadas" no espaço.

Sob menores efeitos de movimentações espaciais, como o translado da terra, o dispositivo de observação pode reduzir seu consumo de combustível.

Nesta terça-feira (4), o telescópio passou por outro estágio importante ao implantar totalmente seu escudo térmico, um guarda-sol de cinco camadas necessário para observar o cosmos, anunciou a Nasa.

Cada camada desse escudo térmico tem o tamanho de uma quadra de tênis e é necessária para proteger os instrumentos científicos do calor do sol. Cada uma das camadas começaram a se desdobrar na segunda-feira.

Lançado da estação europeia na Guiana Francesa, o James Webb é o mais recente avanço tecnológico na observação espacial desde o Hubble, designado para avançar descobertas em diversos campos da astronomia. O produto é uma parceria da Nasa, ESA e a Agência Espacial Canadense (CSA).

"[O telescópio James] Webb irá ver mais longe dentro de nossas origens: desde a formação de estrelas e planetas, até a o nascimento das primeiras galáxias nos primórdios do Universo", afirma a Agência Espacial Europeia em nota. (Com AFP)