Topo

Missão chinesa faz fotos coloridas incríveis de Marte

A Administração Espacial Nacional da China (CSNA) publicou fotos tiradas por sua missão Tianwen 1 em Marte - Divulgação/CNSA
A Administração Espacial Nacional da China (CSNA) publicou fotos tiradas por sua missão Tianwen 1 em Marte Imagem: Divulgação/CNSA

Fabiana Uchinaka

De Tilt, em São Paulo

04/01/2022 13h24Atualizada em 04/01/2022 18h41

A Administração Espacial Nacional da China (CSNA) publicou no último sábado (1) quatro fotos tiradas por sua missão Tianwen 1 em Marte. As imagens coloridas mostram a nave voando ao redor do planeta vermelho.

Na primeira imagem completa tirada do orbitador, em órbita, é possível ver a cobertura de gelo no polo norte de Marte e uma planície estéril.

marte - Divulgação/CNSA - Divulgação/CNSA
Imagem: Divulgação/CNSA
marte - Divulgação/CNSA - Divulgação/CNSA
Imagem: Divulgação/CNSA

A foto foi tirada por uma câmera liberada pela nave, que agora está a cerca de 350 milhões de quilômetros da Terra, disse a agência em comunicado.

Lançada em julho de 2020, a sonda robótica Tianwen 1 já viajou 475 milhões de quilômetros e fez várias manobras de trajetória antes de entrar na órbita marciana, em 10 de fevereiro de 2021. O pouso no solo do planeta aconteceu em 15 de maio.

A China, então, tornou-se o segundo país, depois dos Estados Unidos, a ter pousado com sucesso em Marte.

O rover Zhurong já trabalhou 224 dias e andou mais de 1.400 metros por lá.

A missão Tianwen 1 transmitiu cerca de 540 gigabytes de dados, disseram os controladores da missão na Administração Espacial Nacional da China.