Topo

2021, ano do turismo espacial: 10 eventos revelam crescimento das missões

Foguete New Shepard, da Blue Origin, em seu primeiro voo comercial tripulado com Jeff Bezos - Joe Skipper/Reuters
Foguete New Shepard, da Blue Origin, em seu primeiro voo comercial tripulado com Jeff Bezos Imagem: Joe Skipper/Reuters

Marcos Bonfim*

Colaboração para Tilt, em São Paulo

31/12/2021 04h01

As viagens espaciais ganharam um novo ritmo em 2021, com a corrida entre bilionários para mostrar quem tem a melhor estratégia para oferecer opções para o turismo fora da Terra. Teve Richard Branson, com a Virgin Galactic; Jeff Bezos, com a Blue Origin; a SpaceX, do Elon Musk, com o primeiro voo civil da história; e a Roscosmos, agência espacial russa, rodando o primeiro filme espacial da história.

Confira a seguir 10 principais eventos marcantes dentro da exploração espacial. Para 2022, a agenda já está cheia e deve contar com uma série de iniciativas.

1. Starship lança o voo de teste e acerta pouso

Após quatro tentativas de aterrissagem, o protótipo da nave espacial SN-15 da SpaceX conseguiu percorrer toda a distância e aterrissar com sucesso em 5 de maio deste ano.

A data coincidiu com o 60º aniversário do primeiro voo espacial tripulado dos Estados Unidos, que viu o astronauta da Nasa Alan Shepard chegar ao espaço suborbital.

A SpaceX espera usar a Starship em diferentes ações no sistema solar, especialmente em missões tripuladas em Marte.

2. Richard Branson e a 1ª missão turística

Em 11 de julho, a Virgin Galactic fez o seu primeiro voo turístico operacional. Foi "a experiência de uma vida", disse o fundador Richard Branson, que fez parte da tripulação, durante a transmissão ao vivo da viagem, que voou um pouco acima da fronteira do espaço.

Richard Branson durante trajeto para voo espacial - Virgin Galactic/Reprodução - Virgin Galactic/Reprodução
Richard Branson durante trajeto para voo espacial
Imagem: Virgin Galactic/Reprodução

A tripulação de quatro pessoas e os dois pilotos do voo de teste da Unity 22 decolaram das instalações da empresa Spaceport America, no Novo México.

Os voos futuros da Virgin Galactic, no entanto, foram adiados por causa de uma investigação da Administração Federal de Aviação sobre um incidente relatado que aconteceu durante o voo espacial. O órgão irá analisar se o veículo desviou sua rota na hora de retornar à Terra.

3. A vez de Jeff Bezos

Apenas alguns dias depois, a Blue Origin levou o seu fundador, Jeff Bezos, e mais outros três turistas espaciais, incluindo a aviadora Wally Funk, da Mercury 13, em seu primeiro voo espacial tripulado, em 20 de julho.

Como o sistema voa de forma autônoma, nenhum piloto foi obrigado a estar a bordo — embora Funk seja altamente qualificada como aviadora — quando o sistema New Shepard decolou do local de lançamento da Blue Origin, perto da cidade de Van Horn, no oeste do Texas.

Os dois bilionários negaram qualquer competição entre as empresas. A transmissão da Blue Origin, no entanto, contou com vários comentários sobre a companhia voar acima da linha de Kármán, uma fronteira internacionalmente reconhecida de voos espaciais que os voos da Virgin Galactic não alcançam.

4. Foguete mais alto do mundo

O protótipo de nave espacial SpaceX (SN-20) — chamado também de impulsionador "Super Heavy"— foi testado pela primeira vez no dia 6 de agosto, registrando um novo recorde para o foguete mais alto do mundo durante os preparativos para uma missão orbital.

O controle de ajuste de uma hora elevou o volume para 120 metros (395 pés), mais alto que o Saturn V (ou foguete lunar) da Nasa, que tinha 110 metros (363 pés) de altura. Só o "Super Heavy" tem 70 metros de altura e a Starship SN4 inclui outros 50 metros de altura.

O próximo grande passo para o foguete Starship é o lançamento orbital, previsto para acontecer em 2022, e que aguarda revisão ambiental por parte da Administração Federal de Aviação e de grupos governamentais. O fundador do SpaceX, Elon Musk, adiou várias vezes as estimativas de lançamento devido à revisão.

5. Missão Inspiration4 levou quatro civis para o espaço

Liderada pelo bilionário Jared Isaacman, a Inspiration4 foi a primeira missão orbital tripulada sem astronautas profissionais a bordo — os voos da Virgin Galactic e Blue Origin foram missões suborbitais.

A bordo de uma espaçonave SpaceX Crew Dragon, a viagem espacial particular fretada saiu em 15 de setembro e voou na órbita da Terra em uma missão de quase três dias.

Tripulação da missão Inspiration4, da SpaceX - Divulgação/SpaceX - Divulgação/SpaceX
Tripulação da missão Inspiration4, da SpaceX
Imagem: Divulgação/SpaceX

Isaacman, um piloto, comandou o voo e foi acompanhado pelo médico assistente Hayley Arceneaux, pelo engenheiro de dados Chris Sembroski, e pelo geocientista e especialista em comunicação científica Sian Proctor.

Sembroski e Proctor ganharam seus assentos em concursos para apoiar o Hospital de Pesquisa Infantil St. Jude, em Memphis. Arceneaux é funcionário do hospital. A missão bateu a meta de arrecadação de fundos para St. Jude.

6. Capitão James T. Kirk, de Star Trek, fora da Terra

A empresa espacial de Jeff Bezos voltou a entrar no espaço suborbital em 13 de outubro, com uma missão tripulada levando William Shatner, ator conhecido por interpretar o Capitão James T. Kirk, em Star Trek.

Willian Shatner a caminho de voo espacial da Blue Origin - Blue Origin/Handout via REUTERS - Blue Origin/Handout via REUTERS
Willian Shatner a caminho de voo espacial da Blue Origin
Imagem: Blue Origin/Handout via REUTERS

Com a viagem, Shatner passou a ser a pessoa mais velha a ter viajado ao espaço, com 90 anos, superando Wally Funk, que participou do primeiro voo da Blue Origin e tem 82 anos.

7. Filme no espaço

Em meio a corrida por realizações inéditas no espaço, uma equipe de filmagem russa com a atriz Yulia Peresild e o produtor Klim Shipenko pousou na Estação Espacial Internacional (ISS) com o cosmonauta Oleg Novitskiy, da corporação espacial federal russa Roscosmos, em 17 de outubro, para a gravação do primeiro filme no espaço.

A atriz Yulia Peresild é retirada da cápsula que a trouxe de volta à Terra após pousar no Cazaquistão  - Reuters - Reuters
A atriz Yulia Peresild é retirada da cápsula que a trouxe de volta à Terra após pousar no Cazaquistão
Imagem: Reuters

O filme, chamado "Desafio", tradução em português, retrata a história fictícia de uma cirurgiã (Peresild) que é enviada à estação para realizar uma cirurgia de emergência em um cosmonauta.

O esforço é uma produção conjunta de Roscosmos, a estação de televisão russa Channel One e o estúdio Yellow, Black and White. Com uma equipe pequena no espaço, Shipenko desempenhou vários papéis nos bastidores, como diretor, maquiador, editor de som e cineasta.

8. "Good Morning America" do espaço

A Blue Origin continuou buscando formas de atrair atenção e visibilidade para as suas missões. A mais recente, em 11 de dezembro, teve como convidado principal Michael Strahan, apresentador do programa norte-americano "Good Morning America" e jogador de futebol aposentado.

Ele afirmou que a experiência foi incrível e disse a Bezos que deseja voltar ao espaço. "Touchdown tem um novo significado agora!!", escreveu no Twitter.

Outra convidada foi Laura Shepard Churchley, filha do astronauta Shepard, da Nasa, que deu nome ao sistema New Shepard, da Blue Origin. Os outros quatro integrantes da missão pagaram pelos seus assentos.

9. Bilionário japonês na Estação Espacial

O bilionário japonês Yusaku Maezawa acena antes de embarcar na espaçonave Soyuz MS-20 antes do lançamento no cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão. - Kirill KUDRYAVTSEV / POOL / AFP - Kirill KUDRYAVTSEV / POOL / AFP
O bilionário japonês Yusaku Maezawa acena antes de embarcar na espaçonave Soyuz MS-20 antes do lançamento no cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão.
Imagem: Kirill KUDRYAVTSEV / POOL / AFP

Uma das últimas viagens espaciais deste ano foi a da nave espacial russa Soyuz, que levou o bilionário japonês Yusaku Maezawa, o produtor de vídeo Yozo Hirano e o cosmonauta Alexander Misurkin para a Estação Espacial Internacional. Eles decolaram em 8 de dezembro para uma missão de 12 dias.

O empresário, que é o presidente-executivo da Start Today e fundador do varejista de roupas online ZOZO, comprou os assentos para si e para Hirano, que documentou a missão e participou de algumas pesquisas sobre saúde e desempenho. Eles também fizeram a primeira entrega do Uber Eats no espaço no voo. O trio retornou à Terra no dia 19 de dezembro.

10. Axiom Space prepara missão para início de 2022

No começo do ano, a Axiom Space revelou os seus clientes para a primeira missão privada e operada na Estação Espacial Internacional (ISS). Chamada de Missão Axiom 1 (Ax-1), o voo foi costurado a partir de um acordo comercial com a Nasa, agência espacial dos Estados Unidos.

Para o lançamento em uma espaçonave Dragon, da SpaceX, estão previstos:

  • Larry Connor, um empreendedor imobiliário e tecnológico norte-americano;
  • Eytan Stibbe, um empresário e ex-piloto de caça israelense;
  • Mark Pathy, um investidor e filantropo canadense;
  • Michael Lopez-Alegria, um astronauta veterano da Nasa com três missões, atualmente na Axiom Space,

Em junho, a SpaceX e a Axiom anunciaram um acordo para voar mais três missões para o complexo orbital, após o voo da Ax-1. No último dia 20 de dezembro, a Nasa liberou oficialmente a tripulação da viagem, que deve ser lançada no dia 21 de fevereiro de 2022.

*Com informações do site Space