Topo

Quer desligar do trabalho nas férias? Veja 5 coisas para fazer agora mesmo

Tilt dá dicas para desligar as notificações de trabalho durante as férias - iStock/Getty Images
Tilt dá dicas para desligar as notificações de trabalho durante as férias Imagem: iStock/Getty Images

Marcella Duarte*

Colaboração para Tilt, em São Paulo

28/12/2021 04h00

Final de ano é tempo de descansar e passar uns dias longe do trabalho para algumas pessoas. Mas, com as tecnologias tão presentes, é difícil se desconectar. Uma olhada inocente nos emails corporativos pode trazer preocupações desnecessárias durante as folgas de Ano Novo e as férias; responder uma mensagem do chefe ou de colegas de equipe pode ser um perigo.

Por isso, Tilt preparou dicas para que você realmente tente se desligar do trabalho enquanto puder e precisar.

1. Evite usar equipamentos do trabalho

Se você tem um celular, tablet ou notebook corporativo, deixe-os quietos. Se possível, desligue, sequer olhe para eles. Não use, nem para tarefas divertidas como ver um vídeo no YouTube. Ao abri-los, as notificações podem pipocar na tela (se você não as tiver silenciado) e você acabar vendo uma coisa ou outra por curiosidade.

Se for viajar, nem leve esses gadgets. Contudo, se por acaso for seu único telefone ou computador, use as próximas dicas para limitar sua exposição. Resista às tentações, o trabalho pode esperar até 2022 em muitos casos.

2. Salve arquivos importantes antes

Antes de sua pausa das tecnologias, salve quaisquer fotos, vídeos, arquivos e informações que você possa precisar acessar durante as férias/folgas.

Assim, você pode deixar os dispositivos para trás sem abrir mão de dados importantes, como documentos. Baixe os anexos no computador ou no celular pessoal para sequer precisar abrir aplicativos de trabalho.

3. Silencie as notificações

Muitas vezes, as tecnologias de trabalho estão misturadas na nossa vida pessoal. Se você costuma usar aplicativos corporativos —como Outlook, Microsoft Teams, Zoom e Slack— desligue as notificações dos programas, principalmente se utilizá-los em seu próprio smartphone e notebook.

Alguns sons icônicos dos apps ou avisos na tela podem ser gatilhos para preocupações.

Como desativar

No iPhone, siga este caminho:

  • Ajustes > Notificações
  • Toque em cada aplicativo da lista e altere as permissões
  • Use um modo Focus (apenas iOS)

No Android, vá em:

  • Configurações > Notificações
  • Clique na chave seletora (ligado/desligado) de cada app da lista

Se você tem um iPhone, pode aproveitar para explorar um novo recurso do iOS 15: o modo Focus. Muito útil nesta época, ele permite que você crie cenários com diferentes configurações de notificações.

É como uma evolução do "Não perturbe", mais personalizado; é possível criar modos para a noite (todas as notificações ficam desligadas para você dormir melhor, por exemplo), para o trabalho e outros períodos definidos. O modo Focus está disponível nos iPhones, iPads e MacBooks que estejam com o sistema atualizado.

Como ativar

No iOS, basta seguir o caminho:

  • Ajustes > Focus (ícone da lua)
  • Se desejar, configure os quatro modos disponíveis por padrão: Não perturbe, Pessoal, Dormir, Trabalho
  • Ou adicione mais cenários personalizados tocando em "+" no canto superior direito

4. Deixe recados programados de que você estará de folga/férias

Mesmo seguindo todas as recomendações, pode ser que um colega de trabalho, um cliente ou um parceiro comercial te procure.

Certifique-se de usar um status apropriado, nos aplicativos que permitem isso, como o WhatsApp. Algumas opções podem ser: "De férias", "Fora do escritório", "Só ligue se for urgente".

No caso do email, defina uma resposta automática na qual expresse em qual dia volta às atividades. Se tiver um calendário corporativo compartilhado, também inclua essa informação lá para que todos estejam a par.

5. Desligue o alarme do despertador

Dica óbvia, mas que às vezes deixamos passar. Nas férias, talvez você queira/possa dormir até mais tarde. Então certifique-se de, no último dia de trabalho, desligar seus alarmes caso você já tenha o costume de utilizá-lo.

Você não vai querer acordar com aquele barulho aterrorizante às seis da manhã. Isso poderia fazer você começar os seus dias de descanso com o pé esquerdo.

*Com informações do site Lifehacker