Topo

Rastreamento de encomenda dos Correios continua instável após falha em site

Correios sofre com queda de sistema de rastreamento às vésperas do Natal - Emerson Nogueira/Futura Press/Estadão Conteúdo
Correios sofre com queda de sistema de rastreamento às vésperas do Natal Imagem: Emerson Nogueira/Futura Press/Estadão Conteúdo

Letícia Naísa

De Tilt, em São Paulo

24/12/2021 12h31

Nesta véspera de Natal, os serviços de rastreamento dos Correios continuam apresentando problemas de acesso. Desde ontem (23), há reclamações no site DownDetector, que monitora falhas em plataformas online, e nas redes sociais. A reportagem de Tilt tentou acessar a ferramenta de rastreio nesta manhã, mas não conseguiu utilizar o serviço por diversas vezes.

Em nota enviada por email hoje, os Correios afirmam que "há indicações de que a indisponibilidade/instabilidade dos serviços tem origem externa". Questionada, a empresa não especificou o que são as "origens externas" que podem ter causado problemas. Ela não confirmou ou desmentiu se as falhas são resultados de um ataque cibernético.

A estatal diz apenas "as equipes técnicas estão atuando com a máxima agilidade para o reestabelecimento dos sistemas".

Erro para rastrear

Ao tentar acessar a página de rastreamento, aparece uma mensagem com o erro 503, que geralmente indica um sinal de que o servidor está inativo e precisa de ajustes para voltar ao ar.

Os motivos podem ser vários, como a necessidade de manutenção sobrecarga do site — especialmente nesta época do ano, em que o volume de acessos costuma crescer, já que muitos usuários tentam rastrear o trajeto de encomendas para o Natal —, erros de código ou ataques cibernéticos ou outros problemas.

Possibilidade de ataque?

Como mencionado, o erro 503 pode indicar também uma invasão criminosa no sistema/servidor de determinada empresa. Porém, ainda não é possível confirmar oficialmente que esse tenha sido mesmo o problema.

O caso, no entanto, acontece 14 dias após o site do Ministério da Saúde (MS) ter passado por um "defacement" (espécie de pichação virtual). A plataforma do ConecteSUS, que reúne informações sobre vacinas e outros dados de saúde da população, ficou fora do ar por 13 dias e ainda apresenta instabilidades.

O grupo hacker Lapsus$ assumiu a autoria do ataque ao MS e divulgou em um grupo no Telegram que também é o responsável pela queda dos serviços dos Correios.

No entanto, ainda não há confirmações oficiais de que tenha sido o mesmo grupo de cibercriminosos que derrubou os dois sistemas.

Em nota enviada ontem à imprensa, os Correios chegaram a destacar que prezam pela "segurança e a integridade dos dados e de seus sistemas de informação, essenciais para a prestação de serviços aos nossos clientes".