Topo

ConecteSUS fora do ar: conheça opções para obter comprovante de vacinação

App ConecteSUS - Marcelo Camargo/Agência Brasil
App ConecteSUS Imagem: Marcelo Camargo/Agência Brasil

De Tilt, em São Paulo

18/12/2021 12h18

Emitir um certificado de vacinação está um pouco mais complicado, pois o app ConecteSUS, do governo federal, está fora do ar há mais de uma semana devido a um ataque hacker sofrido pelo Ministério da Saúde. A boa notícia é que há sistemas na esfera estadual e municipal que permitem emitir o mesmo tipo de documento.

Ainda não há previsão para restabelecimento dos serviços do Ministério da Saúde, apesar de a pasta dizer que tem trabalhado para que eles voltem "o mais rápido possível".

Enquanto o app do governo federal segue inoperante, saiba abaixo algumas opções para emitir o certificado de vacinação, que passou a ser importante para entrar em locais fechados ou mesmo para quem volta ao Brasil de viagem.

São Paulo

O Estado de São Paulo conta com o app PoupaTempo Digital, disponível para Android e iOS. Além de centralizar uma série de serviços (como agendar horário para emissão de documentos), a aplicação mostra se a pessoa tomou as duas doses e a previsão para dose de reforço.

A cidade de São Paulo tem um app próprio, que é o e-Saude SP, disponível para Android e iOS. É necessário criar um cadastro e configurar um login e senha. Basta ir em "Vacinação Covid-19", que já será mostrada a informação sobre vacina. É possível inclusive baixar um arquivo PDF para imprimir.

Espírito Santo

O Estado do Espírito Santo conta com o site "Vacina e Confia" para emissão do comprovante de vacinação, além de trazer informações sobre a evolução da imunização.

Para emitir o certificado, basta acessá-lo, clicar em "Cidadão" e fazer um cadastro usando o CPF, caso ainda não tenha um.

Mato Grosso do Sul

O Estado do Mato Grosso do Sul tem o app "MS Digital", disponível para Android e iOS. Nele, o cidadão pode ter acesso a diversos serviços, como acessar o cartão do SUS Online, ter acesso a serviços do Detran-MS e até fazer reclamações do Procon-MS.

Para emitir o comprovante de vacinação, basta fazer um cadastro no app, caso ainda não tenha um, e buscar por "Carteira de Vacinação".

Rio Grande do Norte

Os potiguares podem obter um comprovante de vacinação no site "RN+Vacina", uma plataforma da UFRN (Universidade Federal do Rio Grande do Norte).

Ao abrir a página, clique em "Cidadão" e em seguida faça um cadastro com CPF para exibir o certificado de vacinação. Lá, também é possível ver detalhes da aplicação e quando os cidadãos do estado poderão tomar as próximas doses.

Curitiba (PR)

Moradores da capital do Paraná podem emitir o certificado de vacinação com o app "Saúde Já Curitiba", disponível para Android e iOS. É também possível realizar a operação pelo site "Saúde Já" do município.

A prefeitura sugere que para fazer o primeiro login, a pessoa tenha em mãos o número de CPF ou Cartão do SUS. A senha é a data de nascimento, no formato "DD/MM/AAAA".

Salvador (BA)

Quem foi vacinado em Salvador poderá emitir o certificado de vacinação no site da prefeitura. Como é praxe, é necessário criar uma conta - são exigidos dados como CPF, data de nascimento e e-mail.

Após este cadastro, basta fazer login na página. Lá, você encontrará informações datas das aplicações das vacinas, fabricantes e lotes.

Outros estados e municípios

Caso seu estado ou cidade não tenha um app ou um site específico para emitir certificado de vacinação, o Ministério da Saúde sugere que a pessoa vá até um posto de vacinação e solicite o documento. Importante ressaltar que muitos locais aceitam o próprio cartão de vacinação como prova de que a pessoa tomou os imunizantes disponíveis.