Topo

iPhone passa a mostrar se app está 'te espionando'; saiba como ativar

Bruna Souza Cruz/Tilt
Imagem: Bruna Souza Cruz/Tilt

Marcella Duarte

Colaboração para Tilt, em São Paulo

17/12/2021 12h35Atualizada em 17/12/2021 16h03

A principal novidade do recém-lançado iOS 15.2, sistema operacional da Apple para iPhones e iPads, é o "Relatório de Privacidade dos Apps". O recurso registra todas as vezes que os aplicativos, mediante as permissões concedidas, acessam seus dados e os sensores do aparelho.

São exibidas as estatísticas dos últimos sete dias, divididas em quatro seções: Acesso a Dados e Sensores (câmera, microfone, localização), Atividade de Rede em Apps, Atividade de Rede em Sites e Domínios Mais Contatados. Tudo bem detalhado, com datas, horários e endereços.

"Isso permite que você veja se um app pode estar compartilhando os seus dados com terceiros com base nos domínios que um app contata", diz a Apple na descrição do recurso.

Por padrão, o Relatório de Privacidade de Apps fica desativado. Para ter acesso, é preciso ativá-lo:

  1. Vá em Ajustes;
  2. Toque em Privacidade;
  3. Desça até "Relatório de privacidade de Apps";
  4. Toque em Ativar.

Imediatamente, o relatório estará vazio - leva alguns minutos para o aparelho coletar os dados e abastecer a aba. Em alguns minutos, as primeiras informações são atualizadas; quanto mais utilizar o iPhone/iPad, mais apps e registros aparecem.

Funcionalidade do iOS 15.2 mostra quantas vezes um app, no caso o Instagram, acessa dados de localização - Reprodução - Reprodução
Funcionalidade do iOS 15.2 mostra quantas vezes um app, no caso o Instagram, acessa dados de localização
Imagem: Reprodução

O recurso pode ser acessado e desligado a qualquer momento através do mesmo caminho. A Apple esclarece que este processo é inteiramente criptografado e armazenado apenas no próprio aparelho.

O iOS 15.2 está disponível para boa parte dos dispositivos Apple. Se a atualização não aconteceu automaticamente em seu iPhone ou iPad, basta seguir o caminho: Ajustes > Geral > Atualização de Software.

Outras novidades

A nova versão do iOS trouxe um total de 16 melhorias. Além de correções para bugs, alguns recursos aguardados merecem destaque:

  • Buscar Meu iPhone mesmo sem bateria: O novo sistema guarda uma pequena parcela de energia, sendo possível rastrear o aparelho por até 5 horas depois do desligamento por falta de bateria.
  • Legado Digital do iCloud: É possível cadastrar um contato de confiança para acessar seu iPhone ou iPad após seu falecimento. Basta seguir: Configurações > Perfil > Senha e segurança > Contato herdado.
  • Assinatura "Voice" do Apple Music: Novo plano de música, mais barato (US$ 4,99 por mês) e com maior uso da assistente virtual Siri. Por enquanto, disponível apenas nos Estados Unidos.
  • Segurança na Comunicação: Inteligência artificial para proteção de crianças no iMessage. Se forem detectadas mensagens ou fotos com conteúdo inapropriado, um alerta é enviado ao usuário e aos pais. Precisa ser ativado no Compartilhamento Familiar do iCloud.