Topo

WhatsApp testa mudança na parte de fotos que facilitará na hora da selfie

Selfie - iStock
Selfie Imagem: iStock

De Tilt*, em São Paulo

16/12/2021 16h46

O WhatsApp tem uma função de câmeras que permite fazer a captura de selfies e fotos diretamente da plataforma. Ao clicar no ícone de máquina fotográfica, um carrossel de imagens na parte inferior da tela (acima do botão de tirar a foto) surge para que você possa escolher uma e enviar para um contato ou grupo. Porém, a interface pode parecer confusa para alguns e pouco intuitiva.

Mas há uma versão do do WhatsApp sendo estudada que promete fazer algumas mudanças nessa parte, segundo informações do WABetaInfo, site que costuma descobrir o que a plataforma anda testando e antecipar rumores.

A nova interface da câmera interna do "zap" será mais simples e minimalista, parecida com a câmera do stories do Instagram. O botão de flash pode ser migrado para o topo direito da tela e, ao invés do carrossel da galeria, será possível acessar as imagens do smartphone por meio de ícone à esquerda inferior da tela.

Nova interface da câmera interna do WhatsApp - Reprodução/WhatsApp BetaInfo - Reprodução/WhatsApp BetaInfo
Nova interface da câmera interna do WhatsApp
Imagem: Reprodução/WhatsApp BetaInfo

Na prática, pode significar que o momento de tirar fotos e selfies pode ficar mais simples.

Ainda não há previsão de lançamento das mudanças para o público em geral, mas talvez usuários Beta recebam a atualização primeiro.

Outras novidades

O WhatsApp aproveitou o mês de dezembro para fazer duas mudanças nas funções de mensagens temporárias e envio de áudios pelo aplicativo. No primeiro, é possível definir que todas as conversas de um chat sejam apagadas após 24h, por exemplo.

Mas a empresa não deve ficar só nisso. Testes de funcionalidades foram descobertos e novas mudanças podem chegar em breve. Confira a seguir o que já está funcionando no WhatsApp e o que pode chegar no app.

1 - Pausar a gravação de uma mensagem de áudio

Quem nunca ouviu novamente o próprio áudio no WhatsApp depois de a mensagem ter sido enviada? Pois é! Agora a plataforma permite que você faça isso de forma mais prática: antes de apertar o botão de envio.

A novidade já estava em testes há alguns meses, mas foi oficialmente liberada no dia 14 de dezembro para os usuários, inclusive no Brasil.

Ao gravar o áudio em uma conversa privada ou em grupo estão presentes dois novos botões. Um de "pausa" vermelho, para conferir o áudio antes de enviar, e um ícone de lixeira, que permite apagar o conteúdo para gravar novamente.

Para ter acesso, confira sempre se você tem a última atualização do app no celular.

2 - Mensagens temporárias

As mensagens temporárias ganharam novos recursos para dar uma camada maior de privacidade para os usuários, segundo o WhatsApp.

A função, disponibilizada também neste mês, permite configurar o app para manter as mensagens guardadas somente por 24 horas, sete dias ou 90 dias. Depois disso, elas serão apagadas.

Caso a atualização tenha chegado para você (ela está sendo liberada aos poucos), abra as configurações do WhatsApp.

  • Em seguida toque em "Conta" e depois em "Privacidade".
  • Por fim, selecione "Duração padrão" e marque por quanto tempo quer manter as mensagens guardadas. Se preferir não apagar, selecione a opção "Desativada".

Como ativar as mensagens temporárias do WhatsApp por padrão

UOL Tilt

*Com matéria de Barbara Mannara