Topo

O que significa 'stonks'? Entenda o meme usado na internet

Stonks: saiba o significado do meme usado na internet - Reprodução
Stonks: saiba o significado do meme usado na internet Imagem: Reprodução

Vinícius de Oliveira

Colaboração para Tilt, em São Paulo

13/12/2021 16h25

Se você está acostumado a usar as redes sociais, já deve ter se deparado com o meme Stonks, que faz muito sucesso principalmente no Twitter. A expressão tem sido usada para indicar ideias que parecem geniais, mas que acabam sendo decisões muito ruins.

O meme é inspirado no mercado financeiro e, geralmente, é acompanhado de uma imagem de um homem de terno, com a cabeça modelada em 3D, à frente de um painel azul com números e porcentagens, que exibe um gráfico de crescimento.

Mas, de onde surgiu "Stonks"? A palavra deriva de "stocks" (ações de investimento, em inglês) e é escrita de forma errada propositalmente, sem possuir uma tradução literal.

De acordo com o site Know Your Meme ("conheça o seu meme", em tradução livre), a primeira aparição de "Stonks" teria sido registrada em 5 de junho de 2017, na página "Special Meme Fresh" do Facebook.

Nos meses seguintes, ela começou a ser republicada em outras redes sociais como YouTube, Reddit, Imgur e Twitter. De acordo com o Google Trends, o meme começou a se popularizar em junho de 2019, mas teve seu auge entre janeiro e em abril de 2021.

Os países que mais buscam sobre a expressão são Brasil, Singapura, Chile, Itália e Portugal.

O meme começou sendo usado para ironizar ideias do mercado financeiro que, a princípio, parecem geniais, mas que resultam em um desastre econômico. "Stonks" também foi usado para se referir, de maneira bem-humorada, a investimento em ações que não deram certo.

No entanto, o meme acabou sendo adaptado e serve atualmente para qualquer situação em que uma ideia pareça incrível, mas que no fim das contas é uma má ideia. Veja alguns exemplos:

Mais recentemente, as pessoas também passaram a usar "Stonks" como sinônimo de uma ideia realmente boa ou quando você se sobressai e acaba se dando bem.