Topo

Instagram e Facebook começam a liberar retrospectiva 2021; veja como fazer

Divulgação
Imagem: Divulgação

Colaboração para Tilt, no Rio de Janeiro

10/12/2021 14h39Atualizada em 14/12/2021 18h44

O Instagram e o Facebook começaram a liberar suas retrospectivas nesta sexta-feira (10). São basicamente um resumo dos momentos mais significativos que as pessoas passaram e postaram durante o ano de 2021.

Com a nova funcionalidade, as redes sociais exibem opções de lembranças para os internautas publicarem direto, mas é possível editar e escolher deletar algumas e acrescentar outras.

No Facebook, o recurso chama-se "Um Ano Juntos" e estará disponível até o dia 30 de dezembro. No Instagram, é "Retrospectiva do Instagram 2021", que estará disponível por algumas semanas.

O recurso retrospectiva se tornou um queridinho dos usuários, principalmente no fim do ano. O Spotify lançou, por exemplo, no começo de dezembro, o Spotify Wrapped. O recurso do popular streaming de música lista as músicas mais ouvidas em 2021, gêneros favoritos e outras curiosidades. O YouTube também liberou a dele nessa semana.

Como usar "Um Ano Juntos" no Facebook

Retrospectiva do Facebook - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Todos os internautas da rede social, independentemente da região e país, terão acesso a esta funcionalidade, que vai mostrar pessoas, reações e lugares que mais se destacaram em cada perfil.

O recurso começa a ser liberado aos poucos e aparecerá no próprio feed do usuário. Quem decidir publicar, vai conseguir remover e adicionar fotos de seus destaques do ano. É só seguir as orientações da plataforma.

Como usar a "Retrospectiva do Instagram 2021"

No Instagram, assim como no Facebook, o recurso também é 100% customizável e a publicação acontece nos Stories.

Assim que o internauta abrir o aplicativo, aparecerá uma notificação dizendo "Ver retrospectiva" no topo da tela.

A rede social passa a fazer então sugestões de postagens assim que a pessoa aceita visualizar a sua. Clique no botão "Avançar" para ver a sequência de Stories.

Se desejar, é possível mudar tudo e escolher apenas as fotos e/ou vídeos para deixar mais com a sua cara. O Instagram puxa as publicações salvas dentro do Arquivo de Stories para exibir seus momentos mais marcantes.

Para excluir alguma, pressione o dedo sobre a imagem específica e selecione o ícone da lixeira que surgirá.

Quando terminar tudo, vá em "Compartilhar". Escolha se a sua sequência de Stories poderá ser vista por todos que seguem você ou apenas pessoas selecionadas.