Topo

Marília Mendonça, Eurocopa e mais: o que bombou na busca do Google em 2021

Adriano Ferreira

Colaboração para Tilt, em Florianópolis

08/12/2021 05h00

Dezembro chegou e a temporada de retrospectivas já começou a bombar — o Spotify e o YouTube que o digam. Agora, já parou para pensar sobre o que os internautas mais procuraram no Google ao longo de 2021? Se você chegou a digitar no buscador termos envolvendo a cantora Marília Mendonça, Eurocopa e o Palmeiras, você entrou para as estatísticas da empresa.

Os três assuntos foram os que mais geraram interesse no Brasil ao longo do ano, segundo levantamento feito pelo Google, revelados com exclusividade a Tilt. Os dados mostram que o brasileiro deixou mais de lado a procura por coronavírus e auxílio emergencial para pesquisar sobre futebol (nacional e internacional).

De acordo com a empresa, o ranking se baseia nos termos de pesquisa que tiveram o maior aumento de busca neste ano em comparação com o ano anterior. Confira a seguir a lista com os 10 assuntos que bombaram em 2021:

1. Marília Mendonça

A cantora sertaneja Marília Mendonça (26) é considerada um ícone da indústria musical brasileira. Ela sofreu um acidente de avião e faleceu no dia 5 de novembro deste ano. Sua morte causou uma comoção no país e homenagens de diversas celebridades.

O perfil da artista, que contabilizava mais de milhões 38 milhões de seguidores no Instagram, registrou mais de 41 milhões após seu falecimento.

2. Eurocopa

A Europa é o Campeonato Europeu de Futebol que teve a sua final disputada pela Itália e Inglaterra em 11 de setembro. A vitória foi da equipe italiana por 3 a 2, resultado que fez o time conquistar o título de bicampeão, no estádio de Wembley, em Londres, na Inglaterra. O campeonato é considerado por alguns especialistas melhor do que a Copa América. Ele teve 24 seleções e onze sedes de diferentes países neste ano.

3. Palmeiras

O time do Palmeiras se destacou como tricampeão da Libertadores, em final realizada em Montevidéu, no Uruguai, com vitória de 2 a 1 sobre o Flamengo. Anteriormente, a conquista do mesmo título se deu em 1999 e em 2020.

Além disso, neste ano, o time foi considerado o terceiro melhor competidor do Campeonato Brasileiro. Na conta das partidas, entraram nove vitórias, três empates e sete derrotas. Tal desempenho rendeu 52,6% de aproveitamento antes do último jogo do campeonato, apelidado de "Brasileirão".

4. Libertadores

A Copa Libertadores terminou com a vitória do Palmeiras, que derrotou o Flamengo. Atualmente, a Libertadores já está nos dias de fases preliminares para a definição dos times que irão competir no ano que vem. São Paulo e Santos já estão de olho em uma vaga na competição. O campeonato contou com 10 países e foi disputado em diferentes estádios da América do Sul.

5. Brasileirão

O Brasileirão, um dos principais campeonatos nacionais, teve como campeão o Atlético-MG, depois de 50 anos. A partida decisiva do Galo contra o Red Bull Bragantino foi de 4 a 3. A taça de vitória veio acompanhada com o título de maior público da competição com aproximadamente 42.300 torcedores. A divisão dos jogos é feita entre as séries A,B,C, com 20 times, cada série, enquanto na série D existem 68 equipes.

6. Corinthians

Neste ano, o Corinthians teve 60,2% de aproveitamento, de março até dezembro, nas partidas disputadas em casa, na chamada Neo Química Arena, no bairro de Itaquera, zona leste de São Paulo. Foram 31 embates entre competições como Copa Sul-Americana, Brasileirão, Copa do Brasil e Campeonato Paulista. O número de vitórias foi de 16, de empates; 8 e de derrotas; 7. Por conta da pandemia, houve 23 partidas sem a torcida presente no estádio.

7. Copa do Brasil

A Copa do Brasil reúne times nacionais, divididos em 80 clubes, em um campeonato de nível nacional que está na reta final. No dia 12, o Atlético Mineiro enfrentará o Atlético-PR, em Belo Horizonte, no Mineirão. No dia 15, o jogo contra o mesmo adversário será na Arena da Baixada, em Curitiba, para consagrar com a taça de campeão o time vencedor.

8. MC Kevin

O cantor de funk MC Kevin (23) morreu na noite do dia 16 de maio deste ano, depois que tentou pular de uma varanda para a outra do 5º andar de um hotel em que estava hospedado, localizado na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. O acidente repercutiu na imprensa e foi outra morte que causou comoção entre os fãs.

Em uma declaração da 16ª DP do Rio de Janeiro, a ocasião foi esclarecida como: "Fato trágico, porém atípico, sem previsão legal penal para os envolvidos".

9. Copa América

A Copa América, campeonato de seleções da Conmebol, de 2021, teve a final disputada entre Brasil e Argentina, no dia 10 de julho, no estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro. O time vencedor foi a Argentina, que ganhou de 1 a 0, o que acabou com a sequidão de títulos do país de 28 anos.

Ao todo são 10 equipes que participam do torneio de seleções da América do Sul que fazem parte da Conmebol, enquanto mais duas são convidadas.

10. Lázaro Barbosa

A captura de Lázaro Barbosa, 32, exigiu esforços de 270 agentes policiais, em junho deste ano. Ele foi acusado de cometer 38 crimes, entre eles tentativas de assassinato, homicídios e sequestros.

A captura aconteceu em Águas Lindas de Goiás, no dia 28 do mesmo mês, quando o serial killer foi morto em um confronto com a polícia.

Tendências do ano passado

Em 2020, os dez temas que mais estiveram em alta no sistema de busca foram:

  • coronavírus
  • auxílio emergencial
  • eleições 2020,
  • Eleições EUA
  • BBB 2020
  • Copa do Brasil
  • Google Classroom
  • Flamengo x São Paulo
  • Classificação Brasileirão série A
  • NBA