Topo

Look 'cowboy gótico' e quarto da raiva: as tendências de 2022 no Pinterest

Algumas das tendências de beleza para 2022 segundo análise da rede social Pinterest - Pinterest
Algumas das tendências de beleza para 2022 segundo análise da rede social Pinterest Imagem: Pinterest

Lucas Carvalho

De Tilt, em São Paulo

07/12/2021 10h00Atualizada em 07/12/2021 19h13

Quem nunca usou o Pinterest para buscar inspiração para um corte de cabelo, um look, a decoração de um cômodo ou um presente criativo? A rede social sabe que essa é sua especialidade e, por conta disso, anualmente elabora um relatório de tendências previstas para o ano seguinte.

Chamado de "Pinterest Predicts", o levantamento analisa os temas mais buscados pelos usuários do aplicativo para tentar prever quais serão as tendências do próximo ano em categorias como moda, beleza, decoração, negócios e mais.

Para 2022, a plataforma selecionou mais de 170 tendências com base nas buscas de seus mais de 400 milhões de usuários ao redor do mundo e compartilhou os resultados com Tilt.

Para elaborar o levantamento, o Pinterest diz que analisou dados de usuários do mundo inteiro, coletados de forma agregada e anônima (isto é, sem identificar cada pessoa) entre outubro de 2019 e setembro de 2021, para identificar os temas que, embora ainda não sejam os mais buscados agora, seguem tendência constante de alta nos últimos dois anos.

"O Pinterest Predicts não é um relatório de tendência típico ou uma retrospectiva —é um relatório do que ainda não é, mas será tendência nos próximos meses", diz a empresa em nota. "As pessoas usam o Pinterest para planejar o futuro. Isso significa que a gente sabe o que vai acontecer. Para você ter uma ideia, 8 em cada 10 previsões que fizemos para 2021 viraram realidade."

Moda e beleza

O relatório deste ano notou algumas tendências curiosas quando o assunto é visual. Um exemplo é o aumento nas buscas por "joia de dente", que subiram 85% ao longo dos últimos dois anos, e "piercing microdermal único", que subiu 150%.

Entre os cortes de cabelo, o Pinterest detectou um aumento de 190% por um visual bem anos 80: o mullet. O interesse por cabelos volumosos aparece também nas buscas por "space buns" (que subiram 100%) e "coque puff duplo" (65%).

Entre os estilos mais em alta, o visual derivado do gótico também parece estar vivendo uma renascença. Buscas por inspirações envolvendo "cowboy gótico" subiram 70%, enquanto "pijama gótico" subiu 185% e o interesse por "business casual gótico" cresceu 90%.

Pins de "cowboy gótico" no Pinterest - Reprodução/Tilt - Reprodução/Tilt
Pins de "cowboy gótico" no Pinterest
Imagem: Reprodução/Tilt

Comemorações

Festas temáticas pouco tradicionais também estão no radar das tendências para 2022, segundo o Pinterest. Houve um aumento de 30% nas buscas por "festa de adoção" e de 55% para "festa de divórcio", por exemplo.

Além disso, ideias de "festa de chá da tarde vintage" viram 70% mais interessados desde 2019. E o que seria de uma comemoração sem um bolo? A procura por bolos que desafiam a gravidade cresceu 70%, e o interesse por bolos "3D" aumentou 60%.

Já a procura por ideias para festa de aniversário com tema "adote um bichinho" cresceu 85% nos últimos dois anos. E as buscas por "bolo de fim de namoro" dobraram no mesmo período.

Pais que estão se despedindo dos filhos, seja por casamento ou mudança, também andam buscando mais ideias para ensaio fotográfico com tema "ninho vazio" —o interesse nesse assunto cresceu 40%.

Lar e decoração

Quem passou a ficar mais tempo (ou todo o tempo) em casa durante a pandemia de covid-19 também ajudou a movimentar o Pinterest com ideias curiosas de decoração e reforma.

Buscas por "quarto da raiva", por exemplo —um cômodo específico para quem quiser extravasar, seja batendo num saco de pancadas ou só relaxando com isolamento acústico— cresceram 150%.

Ideias para "quarto da massagem" também tiveram um aumento de interesse, neste caso de 190%. E interessados em montar uma biblioteca em casa buscaram 12 vezes mais inspirações para isso desde 2019.

O Pinterest também notou um interesse maior por decorações menos quadradas. As buscas por "sofá curvo para sala" triplicaram, enquanto o interesse em "design de bar curvo" cresceu 140%.

Os usuários do Pinterest também querem mais plantas dentro de casa. O interesse por "arquitetura biofílica" cresceu 150%, enquanto as buscas por "jardim de escada" cresceram 175% e a procura por "escritório biofílico" triplicou.

Além de plantas, gatos também estão em alta. O número de pessoas procurando por inspirações para uma casa "gatificada" quadruplicou nos últimos anos, assim como as buscas por "design de casa para gatos".

E também tem mais adultos querendo se conectar com sua criança interior. O número de usuários do Pinterest procurando por "balanço dentro de casa para adultos" triplicou, enquanto cresceu nove vezes a procura por "ideias de quarto com temática de fadas para adultos".