Topo

Erro em nuvem da Amazon deixa instável acesso ao Disney+, Alexa e mais apps

Getty Images
Imagem: Getty Images

De Tilt*, em São Paulo

07/12/2021 14h33Atualizada em 08/12/2021 10h53

Uma instabilidade em servidores AWS, a plataforma de nuvem da Amazon, fez com que alguns serviços e plataformas ficassem sem acesso na tarde desta terça-feira (7). Há relatos de problemas no streaming Disney+, no jogo PUBG (Playerunknown's Battlegrounds), Tinder e até serviços da própria Amazon, como a assistente Alexa e o Prime Video.

De acordo com um painel de status da AWS, a instabilidade acabou por volta das 20h (horário de Brasília)

Durante a tarde de terça-feira, o site DownDetector, que costuma reunir notificações de problemas em apps e serviços, mostrava ainda que houve instabilidade no jogo League of Legends, no app do iFood e até em bancos, como o Nubank.

Em comunicado em seu site, o iFood disse que a instabilidade na plataforma de nuvem da Amazon fez aumentar a taxa de erros do aplicativo, e que sua equipe técnica trabalhava em um sistema de contigenciamento para mitigar o problema.

Site DownDetector mostra aumento de notificações de erro no Tinder por volta das 14h (horário de Brasília) - Reprodução - Reprodução
Site DownDetector mostra aumento de notificações de erro no Tinder por volta das 14h (horário de Brasília)
Imagem: Reprodução

No Twitter, alguns usuários brasileiros fizeram postagens durante a tarde de terça-feira indicando problemas no Disney+ e no Star+, que também é um serviço de streaming do grupo Disney:

Apesar da instabilidade, uma página de status da AWS explicava que havia problemas no console de gerenciamento da AWS na América do Sul. Fora isso, a maioria dos servidores da região está funcionando normalmente.

Diz a mensagem no site da AWS:

Estamos verificando problemas de acesso ao console e API na região US-EAST-1. Identificamos a causa do problema e estamos trabalhando para solucioná-lo. O erro está afetando a página global de acesso ao console, que fica na região US-EAST-1

AWS é a maior plataforma de nuvem do mundo. Quaisquer tipos de instabilidades nela acabam tendo impacto em diferentes tipos de serviços.

Recentemente, uma instabilidade no Google Cloud, a nuvem do Google, fez com que uma série de serviços ficassem instáveis, como Spotify e Discord.

*Com informações do The Verge