Topo

WhatsApp agora permite que todas as novas conversas sumam após 24 horas

Agora as mensagens temporárias podem ser ativadas por padrão para todas as novas conversas - Divulgação/WhatsApp
Agora as mensagens temporárias podem ser ativadas por padrão para todas as novas conversas Imagem: Divulgação/WhatsApp

Lucas Carvalho

De Tilt, em São Paulo

06/12/2021 12h00

O recurso de mensagens temporárias do WhatsApp começa a ganhar a partir desta segunda-feira (6) uma expansão. Agora, você pode configurar o app para que todas as novas conversas sejam apagadas automaticamente após um certo período.

Com a nova função, que é opcional, quem quiser pode definir que todas as conversas iniciadas a partir de hoje sejam apagadas após 24 horas, sete dias ou três meses —a mudança não vale para conversas antigas ou já em andamento.

As mensagens temporárias foram introduzidas em novembro de 2020, permitindo configurar qualquer conversa para que os textos, áudios e vídeos trocados ali sumissem após uma semana. Antes, era preciso ativar manualmente o recurso em cada chat. Agora, você pode programá-lo para que todos os novos chats já comecem assim.

Se você ativar as mensagens temporárias por padrão, quem tentar entrar em contato com você verá um alerta na tela de que todas as mensagens ali vão sumir em breve, e que essa é sua escolha para conversar com qualquer pessoa.

"De certa forma, isso elimina o climão que às vezes pode surgir quando você habilita essa configuração", explica Zafir Khan, gerente de produto do WhatsApp, em entrevista coletiva. "Se eu ativá-lo num chat hoje, fica aquela dúvida no ar: 'por que você está ativando isso?'. Mas agora, se estiver ligado para a minha conta, as pessoas saberão que é assim que eu prefiro me comunicar em geral."

Você ainda poderá mudar a configuração específica de uma conversa se quiser e desativar as mensagens autodestrutivas. A novidade vale tanto para conversas individuais como grupos —nesse caso, só quem criar o grupo pode definir que que as mensagens sejam apagadas após um certo período por padrão, e só os administradores podem mudar essa configuração depois.

Segundo Will Cathcart, chefe geral do WhatsApp dentro da Meta (empresa que também é dona do Instagram e do Facebook), a tendência é que as mensagens temporárias se tornem o padrão para a maioria das pessoas, de forma a replicar a experiência de conversas "reais".

"Na vida real, você raramente conversa com alguém segurando um gravador", diz. "Queremos trazer para o WhatsApp a liberdade de saber que você pode ter uma conversa com alguém e ela não vai ficar registrada para sempre."

"Nos próximos anos, mensagens efêmeras, que desaparecem, serão a norma. E mensagens que ficam para sempre vão ser uma coisa que a maioria das pessoas opta por ativar quando quiser, não algo que se espera de todas as conversas." Will Cathcart, chefe geral do WhatsApp

O WhatsApp afirma que o novo recurso começa a ser disponibilizado para todos os usuários a partir desta segunda, gradativamente, tanto para iPhone quanto Android. Para receber a mudança, é preciso atualizar o aplicativo na App Store (iOS) ou no Google Play (Android).

Como funciona

Para ativar as mensagens temporárias por padrão, basta seguir o passo a passo a seguir (vale para Android e iPhone):

  1. Abra as configurações do WhatsApp;
  2. Toque em "Conta";
  3. Toque em "Privacidade";
  4. Selecione "Duração padrão";
  5. Em seguida, selecione por quanto tempo você quer manter as mensagens guardadas: 24 horas, sete dias ou 90 dias. Selecione a opção "Desativada" se não quiser que as mensagens desapareçam.

O que você escolher nesse menu valerá para todas as conversas que você iniciar a partir dali, seja com novos contatos que você adicionar ou pessoas que te procurarem pela primeira vez.

Como ativar as mensagens temporárias do WhatsApp por padrão

UOL Tilt

Você também pode ativar as mensagens temporárias em conversas que já estão em andamento.

  1. Abra uma conversa no WhatsApp;
  2. Toque no nome do contato (ou do grupo);
  3. Toque em "Mensagens temporárias";
  4. Se solicitado, toque em "Continuar";
  5. Selecione a duração das mensagens.

Para desativar o recurso numa conversa específica, o caminho é o mesmo. Se não quiser mais que as mensagens temporárias sejam o padrão numa conversa específica, é só seguir os mesmos passos nela.

O WhatsApp ressalta, porém, que ainda há maneiras de salvar mensagens mesmo que elas estejam programadas para desaparecer por padrão, como nos seguintes cenários:

  • Se você responder a uma mensagem temporária, o texto dela continuará aparecendo acima da sua resposta mesmo depois do fim do prazo;
  • Se uma mensagem temporária é encaminhada para uma conversa onde o recurso está desativado, ela desaparece na conversa original, mas não na conversa para onde foi encaminhada;
  • A prévia de uma mensagem temporária, que aparece na notificação do celular, pode continuar ali se você não apagar a notificação, mesmo após o fim do prazo;
  • Se um usuário fizer backup de uma conversa antes de uma mensagem desaparecer, essa mensagem temporária será salva no backup. Quando a pessoa restaurar o backup, a mensagem some.