Topo

Gosta de pizza? Google celebra história do prato com jogo online; confira

Doodle do Google homenageia pizza - Reprodução
Doodle do Google homenageia pizza Imagem: Reprodução

Adriano Ferreira

Colaboração para Tilt, em Florianópolis

06/12/2021 12h08

O Google comemora nesta segunda-feira (6) a história da pizza napolitana. Para marcar a data, o buscador destacou em sua página um Doodle com um quebra-cabeça interativo.

Ao acessá-lo, o desafio é fatiar as quantidade determinadas de diferentes pizza destacando sabores tradicionais do prato como mussarela, marguerita, pepperoni, calabresa, havaiana, entre outros. O Doodle se lembrou até de colocar uma pizza de sobremesa, cheia de doces.

Quanto mais você avança no game, mais desafiador ele fica, uma vez que a quantidade de ingredientes nos pedaços aumenta e separá-los fica mais difícil. Como, por exemplo, cortar três fatias com duas calabresas e duas azeitonas mantendo uma parte com cogumelos separada.

Doodle do Google celebra a pizza - Reprodução/Google - Reprodução/Google
Doodle do Google celebra a pizza
Imagem: Reprodução/Google

Se você conseguir cumprir os requisitos de cada fase, ganha até três estrelas, pontuação máxima do joguinho.

Desde 2007, o dia 6 de dezembro passou a celebrar a arte culinária do pizzaiolo napolitano, que entrou na lista da Unesco como uma Representatividade do Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade.

Segundo a Unesco, a arte do pizzaiolo napolitano é uma prática culinária que possui quatro fases distintas, relacionadas com a preparação da massa e a cozedura em forno de lenha. Estima-se que atualmente 3 mil pizzaiolos trabalhem só em Nápoles.

Por isso, o Google decidiu fazer a homenagem.

"Embora pão achatado com cobertura tenha sido consumido por séculos em civilizações antigas do Egito a Roma, a cidade de Nápoles, no sudoeste da Itália, é amplamente considerada o local de nascimento da pizza conhecida hoje (massa com camadas de tomate e queijo)", destaca a empresa em seu site que conta a história dos Doodles.

"É assim que começa a história da pizza: aquela que é cozida junto com séculos de migração global, desenvolvimento econômico e evolução tecnológica", completa.