Topo

Fotógrafo usa telescópio adaptado e faz a 'imagem mais nítida do Sol'

A imagem detalhada do sol obtida pelo fotógrafo Andrew Martel usando um telescópio modificado - Andrew McCarthy/Instagram
A imagem detalhada do sol obtida pelo fotógrafo Andrew Martel usando um telescópio modificado Imagem: Andrew McCarthy/Instagram

Do Tilt, em São Paulo

06/12/2021 14h46Atualizada em 07/12/2021 08h52

O fotógrafo Andrew McCarthy diz ter registrado a imagem "mais nítida do Sol" usando mais de 100 mil fotos capturadas com ajuda de um telescópio modificado.

No dia 1 de dezembro, McCarthy montou um telescópio para fotografar o Sol com mais detalhes. Em vez de fazer apenas algumas fotos de alta qualidade, ele criou uma super-imagem de 300 megapixels a partir da combinação de 150.000 fotos individuais - as fotos tradicionais costumam chegar a 10 megapixels.

As fotos foram feitas entre 20 e 30 minutos, no modo de disparo único. Para realizar as fotos, o telescópio utilizado precisa ter filtros especiais, para evitar que a luminosidade cause danos aos olhos do fotógrafo.

Na imagem, observam-se redemoinhos e o que se parecem com penas, além de manchas solares escuras. Esses pontos escuros são, na verdade, invertidos pelo processo fotográfico, ou seja, na verdade, são áreas muito brilhantes.

"Uma olhada detalhada em nossa estrela. Deslize para se aproximar. Ontem eu capturei cerca de 150.000 imagens do sol com extrema magnificência usando um telescópio modificado. Combinadas, essas fotos me permitiram ver o sol em detalhes incríveis. Na verdade, essa imagem tem 300 megapixels", disse ele em seu perfil no Instagram.

Veja as imagens abaixo: