PUBLICIDADE
Topo

Qual o tamanho certo para imagens no Instagram, Twitter, Facebook e outras?

Veja o tamanho recomendado para fotos e vídeos nas redes sociais - Getty Images
Veja o tamanho recomendado para fotos e vídeos nas redes sociais Imagem: Getty Images

Gabrielle Pedro

Colaboração para Tilt

30/11/2021 04h00

Compartilhar fotos nas redes sociais com o tamanho certo é fundamental para que as postagens tenham um bom desempenho de tráfego e visualização. Atualmente, plataformas como Instagram, Facebook, Twitter, LinkedIn, YouTube e Pinterest são ferramentas muito usadas por empresas, anunciantes e influenciadores digitais que querem tornar seus produtos e conteúdos atraentes para os consumidores.

Por isso, é importante saber as medidas exatas das imagens em cada rede social para que nada fique de fora da sua publicação. Antes de qualquer coisa, é preciso se atentar à qualidade das fotos originais. Se elas estiverem pequenas demais, a resolução na hora do compartilhamento pode ficar comprometida, ficando desfocadas ou destorcidas assim que publicadas.

Normalmente, fotos tiradas com câmeras fotográficas e smartphones costumam ter boas resoluções, mas caso você use uma imagem retirada da internet, não esqueça de ver se o tamanho dela não está pequeno demais para o post que deseja fazer.

A seguir, confira os tamanhos de imagens com as medidas certas para as redes sociais:

Instagram

  • Foto de perfil

A plataforma recomenda que as fotos usadas para perfil sejam de 720 x 720 pixels

  • Capas de destaques

Assim como as foto de perfil, as fotos de capa devem ser quadradas com medidas entre 720 x 720 pixels e 1000 x 1000 pixels.

  • Fotos e vídeos no Feed

Existem três dimensões diferentes que podem ser usadas nas fotos publicadas no Feed do Instagram. A rede social explica que largura mínima para uso é de 320 pixels e máxima de 1080 pixels, por isso recomenda as seguintes medidas:

  • Foto vertical: 1080 x 1350 pixels
  • Foto quadrada: 1080 x 1080 pixels
  • Foto horizontal: 1080 x 566 pixels

Quanto aos vídeos, também é necessário usar, no máximo, 1080 pixels de largura e entre 566 e 1.350 pixels de altura.

  • Foto e vídeos para Stories

Para que as imagens não fiquem pequenas demais para a tela dos Stories, as imagens usadas devem estar na vertical com 1080 x 1920 pixels. Caso queira usar imagens na horizontal, saiba que ficarão rebarbas em cima e em baixo.

  • Vídeos para Reels

O Reels é a nova ferramenta queridinha do Instagram e a que atinge mais pessoas fora do seu círculo de seguidores. Por isso, é essencial compartilhar posts com as medidas certas ali. Quando um vídeo do Reels aparece no Feed, o padrão dele está em 1080 x 1350 pixels (4:5 de proporção), entretanto, em tela cheia, o padrão exato é de 1080 x 1920 (9:16).

Ou seja, tente fazer um post que seja possível de ser visualizando já na versão menor para atrair quem está assistindo.

  • Vídeos para IGTV

Para os vídeos no IGTV, o Instagram recomenda as pessoas subirem vídeos em tela cheia com medidas 1080 x 1920 pixels (proporção 9:16). Essa mesma medida na vertical, pode ser usada na horizontal com a proporção 16:9.

Quando se publica vídeos no IGTV, não se pode esquecer da imagem de capa, pois é ela que aparecerá no seu feed e deixará tudo mais "harmônico". A foto de capa para os vídeos do IGTV deve ter 420 x 654 pixels, ou na proporção 1:1,55.

Twitter

  • Foto de perfil

As dimensões recomendadas pela rede social para as imagens do perfil são 400 x 400 pixels. Além disso, o Twitter pede que os arquivos não ultrapassem o limite de 2 MB e estejam no formato JPEG, GIF e PNG.

  • Imagem de capa

Para as imagens usadas de capa, a medida sugerida é de 1500 x 1500 pixels. Apesar disso, vale dizer que visualmente no feed a foto de capa costuma aparecer no formato retangular por 1500 x 500 pixels.

  • Tweets com imagem

A plataforma costuma redimensionar as fotos usadas pelos internautas em suas publicações, por isso é possível usar imagens com quaisquer tamanhos.

  • Tweets com link e imagem

Já os post com link e imagem costumam aparecer sempre na horizontal e sugestão é que as fotos estejam em 800 x 418 pixels.

  • Tweets com vídeos

Antes de qualquer coisa, é essencial se atentar ao tamanho do vídeo que deseja subir na plataforma, pois o arquivo não pode ultrapassar o limite de 512 MB e deve estar no formato MP4.

Quanto às dimensões das imagens, o Twitter também aceita que sejam usados vídeos na vertical ou horizontal e costuma redimensionar a publicação ao formato do vídeo. Mesmo assim, é recomendado que a gravação tenha no mínimo 32 x 32 pixels e no máximo 1.920 x 1200 pixels.

Facebook

  • Foto de perfil

A plataforma recomenda que as fotos usadas para perfil sejam quadradas e no tamanho 170 x 170 pixels. Vale saber também que em smartphones, a exibição é de 128 x 128 pixels.

  • Imagem de capa

Para as imagens de capa de um perfil pessoal, a foto deve ter, no mínimo, 720 pixels de largura. Entretanto, o Facebook costuma redimensionar a foto escolhida para o formato do espaço, o que pode provocar distorções, portanto tente utilizar arquivos com dimensões mínimas de 400 x 150 pixels.

Já para as capas de páginas, a medida é de 820 x 312 pixels. Para grupos, 640 x 334 pixels. Imagens de capas de eventos, são de 1920 x 1080.

  • Fotos e vídeos para Stories

Assim como no Instagram, no Facebook, os Stories a sugestão é que os conteúdos sejam gravados na vertical com 1080 x 1920 pixels.

  • Posts com imagem

A plataforma costuma redimensionar os posts ao formato das fotos, sejam elas na vertical ou na horizontal. Mesmo assim, o rede recomenda que as imagens sejam de 1200 x 1200 pixels, ou que não ultrapassem a largura de 2048 pixels.

Caso queira publicar mais de uma foto no post, ou seja, em formato carrossel, o recomendado são fotos com 1080 x 1080.

  • Posts com link e imagem

Quanto aos links com foto, o recomendado é 1200 x 628 pixels.

  • Posts com vídeo

No Facebook, os vídeos devem seguir as proporções: 9:16, para clipes na vertical, ou 16:9, para gravações na horizontal. Além disso, precisam estar nos formatos MP4 ou MOV, não podem passar de 240 minutos e o arquivo deve ter, no máximo, 4 GB.

  • Anúncios

Assim como os posts em si, os anúncios possuem medidas diferentes para cada formato que o anunciante queira fazer. São essas:

  • Anúncio com imagem única: 400 x 500 pixels
  • Anúncio com link e imagem: 1080 x 1080 pixels
  • Anúncio com carrossel: 1080 x 1080 pixels

WhatsApp

  • Foto de perfil

O tamanho sugerido pela plataforma para fotos de perfil é de 192 x 192 pixels.

  • Imagem de Status WhatsApp

As imagens usadas no Status WhatsApp devem estar na vertical e seguir a medida de 1080 x 1920 pixels.

  • Imagem do Thumbnail

Thumbnail é a imagem que aparece no meio da conversa do aplicativo de mensagens antes que a foto seja aberta. O tamanho recomendado é de 600 x 600 pixels.

  • Fotos e vídeos

A plataforma redimensiona as fotos e os vídeos compartilhados nas conversas. Quanto ao tamanho do arquivo, assim como as fotos, a rede possui um limite de 16 MB para vídeos, entretanto, o WhatsApp oferece a opção de cortar o vídeo antes do envio.

YouTube

  • Foto de perfil

O YouTube recomenda que as pessoas usem uma imagem de até 4 MB com pelo menos 98 x 98 pixels. O arquivo deve estar no formato PNG ou GIF.

  • Imagem de capa

Para garantir os melhores resultados em todos os dispositivos, computadores, smartphones e tablets, a plataforma sugere que sejam usadas imagens de até 6 MB com pelo menos 2.048 x 1.152 pixels.

  • Miniatura de vídeos

Quanto às fotos de miniaturas de vídeos, o YouTube recomenda que elas tenham uma resolução de 1280 x 720 pixels, com largura mínima de 640 pixels. Sejam enviadas em formatos de imagem como JPG, GIF ou PNG, fiquem abaixo do limite de 2 MB e tenham a proporção de 16:9, a mais usada em players e visualizações da plataforma.

  • Marca-d'água do vídeo

A marca-d'água do vídeo é a imagem que aparece no canto direito inferior durante todo o vídeo. A rede recomenda que para esta função sejam usadas imagens de 150 x 150 pixels em arquivo PNG, GIF, BMP ou JPEG de até 1 MB.

  • Vídeos

A proporção padrão para o YouTube em computadores é 16:9. Caso o seu vídeo tenha uma proporção diferente, o player mudará automaticamente para o tamanho ideal correspondente. Em algumas proporções, como vídeos verticais de 9:16 em navegadores para computador, são colocadas bordas para preenchimento de tela.

Ainda assim, o tamanho dos vídeos varia conforme a resolução da gravação. Por isso, o Youtube sugere que:

  • Para vídeos em 2160p, o tamanho seja de 3840 x 2160 pixels
  • Para vídeos em 1440p, o tamanho seja de 2560 x 1440 pixels
  • Para vídeos em 1080p, o tamanho seja de 1920 x 1080 pixels
  • Para vídeos em 720p, o tamanho seja de 1280 x 720 pixels
  • Para vídeos em 480p, o tamanho seja de 854 x 480 pixels
  • Para vídeos em 360p, o tamanho seja de 640 x 360 pixels
  • Para vídeos em 240p, o tamanho seja de 426 x 240 pixels

TikTok

  • Foto de perfil

O tamanho padrão para foto de perfil é de 200 x 200 pixels.

  • Vídeos

Os vídeos precisam ter, no máximo, 60 segundos, e estarem na vertical, com a proporção 9:16, 1080 x 1920 pixels. Os arquivos que podem ser subidos na rede social podem estar em MP4 ou WebM.

LinkedIn

  • Foto de perfil

Para foto de perfil pessoal a sugestão são imagens de 300 x 300 pixels. Enquanto isso, para páginas de carreira a recomendação é de 268 x268 pixels.

  • Foto de capa

Já para imagens de capa o tamanho é 1536 x 768 pixels para perfis pessoais. Para contas de carreira, o tamanho é de 1128 x 191 pixels.

  • Posts com foto

Assim como em outras redes, o LinkedIn costuma redimensionar os posts ao tamanho das fotos, estando elas na horizontal ou vertical. Entretanto, o ideal é que não ultrapassem a medida de 1200 x 1200.

  • Posts com foto e link

A proporção de post com link e imagem é de 1,9:1, cerca de 1200 x 627 pixels. Caso a foto esteja menor, mas ainda assim na proporção sugerida, a largura não pode ser inferior a 200 pixels para não haver deformidades.

  • Vídeos

Quanto a medida de vídeos, o LinkedIn sugere ter no mínimo 256 x 144 pixels e no máximo 4096 x 2304 pixels. Além disso, o tamanho máximo do upload é de 5 GB.

Pinterest

  • Foto de perfil

A plataforma recomenda que as fotos usadas para perfil sejam quadradas e no tamanho 720 x 720 pixels.

  • Pins

Quanto aos pins a sugestão é que o tamanho esteja em 1000 x 1500 pixels. Além disso, os arquivos não podem passar de 32 MB.

  • Capas de pastas

As capas das pastas também devem ser quadradas e ter no mínimo 200 x 200 pixels.

  • Vídeos

A rede recomenda que os vídeos estejam na horizontal com uma proporção de 16:9. A plataforma pede que as gravações tenham pelo menos 4 segundos de duração e no máximo 15 minutos. O tamanho máximo de arquivo é de 2 GB.