Topo

Risco de segurança: hackers de criptomoedas invadem contas do Google Cloud

Getty Images
Imagem: Getty Images

Simone Machado

Colaboração para Tilt, em São José do Rio Preto (SP)

30/11/2021 12h29Atualizada em 30/11/2021 12h29

A gigante de buscas Google divulgou um relatório alertando que hackers estão usando contas do Google Cloud para minerar criptomoedas sem o conhecimento dos donos. A informação foi publicada no relatório "Horizontes de Ameaças", emitido pela própria empresa de tecnologia, na semana passada.

As ameaças descritas no relatório incluem: hackers apoiados pelo governo russo que tentam conseguir senhas de usuários e o uso de criptografia em ataques ransomware (quando um criminoso "sequestra" um sistema e só o libera mediante a um pagamento). O relatório tem o objetivo ajudar organizações a manterem seus ambientes de nuvem seguros.

Segundo a publicação, 86% das 50 contas atacadas foram usadas para a mineração de criptomoedas. Para isso, os invasores instalam programas necessários para essa ação em tempo médio de 22 segundos. Enquanto o computador permanecer ligado, o software malicioso minera as criptomoedas sem ser notado e, em seguida, envia o dinheiro para a carteira do hacker.

O termo mineração refere-se ao processo em que blockchains são regularizados e verificados, exigindo uma grande capacidade do computador. Por isso, a estratégia utilizada pelos hackers para lucrar com essa atividade é maximizar o trabalho utilizando contas comprometidas - com falhas de segurança.

Ainda segundo o Google, 75% dessas invasões acontecem devido às falhas de segurança ocasionadas pelos próprios usuários, como o cadastro de senhas fracas e ausência de autenticação de dois fatores. Facilitando a ação dos invasores.

Além disso, o documento afirma que cerca de 10% dessas contas foram usadas por criminosos para ajudar na análise de outros recursos públicos da internet buscando possíveis vulnerabilidades de sistema, enquanto 8% foram utilizadas na execução de ataques virtuais variados.

Invasão de grupo russo

Em outro trecho do relatório, o Google relata ter identificado o grupo russo APT28 como responsável por parte desses ataques.

Também conhecido como Fancy Bear, o grupo fez uma tentativa de ataque em massa e tinha como principal alvo 12 mil contas do Gmail.

Neste golpe, os invasores se passaram pelo suporte Google enviando mensagens aos usuários, que eram induzidos a fornecer detalhes de login e senha com o objetivo de confirmar sua identidade.

No entanto, como se tratava de mensagem falsa, os dados enviados por essas pessoas eram utilizados para dar acesso às contas e minerar criptomoedas.

Como melhorar a proteção das plataformas:

  • O primeiro passo é checar se credenciais de acesso não estão disponíveis em projetos públicos na internet. Para isso basta fazer uma busca;
  • Em seguida, autentique os códigos baixados da nuvem com hashing, para conferir se o conteúdo não foi modificado e usado para distribuição dos agentes maliciosos;
  • Sempre use defesas de várias camadas (autenticação de dois fatores)

Como identificar programas de mineração

A mineração demanda grande consumo de energia e requer muito do computador, podendo causar danos na máquina a médio prazo.

Uma das maneiras de observar se o seu computador foi invadido é observar justamente esses dois quesitos. Quando perceber que o equipamento está mais lento do que o normal ou que a máquina está esquentando mais e com maior frequência, fique atento, pois podem indicar que um malware está rodando no computador.

Para evitar que isso aconteça, o Google recomenta que o acesso ao Google Cloud seja o mais restrito possível. Além de indicar que o usuário tenha um bom antivírus instalado e faça a varredura rotineiramente.