Topo

Mude agora: estes hábitos vão detonar a geladeira e bombar a conta de luz

Godwin Angeline Benjo/ Unsplash
Imagem: Godwin Angeline Benjo/ Unsplash

Rosália Vasconcelos

Colaboração para Tilt, do Recife

29/11/2021 04h00

Talvez a ciência ainda não consiga explicar por que os brasileiros adoram abrir a porta da geladeira para pensar. O que se sabe com certeza sobre o assunto é que a prática acumula alguns quilowatts a mais na conta de energia elétrica. E esse está longe de ser o único hábito que pode atrapalhar o uso correto dos refrigeradores.

Fazer a geladeira de varal, guardar alimentos incorretamente e impedir a ventilação necessária para o aparelho funcionar estão entre as práticas que podem reduzir o tempo de vida útil do eletrodoméstico, segundo especialistas consultados por Tilt.

Em algumas situações, pode até mesmo colocar em risco a nossa saúde. Muitas pessoas, por exemplo, acreditam que guardar pilhas descarregadas no congelador pode fazê-las recarregar.

"Essa prática é um perigo porque as pilhas liberam gases químicos específicos que podem afetar os alimentos", diz o professor do departamento de Engenharia Elétrica da UFPE (Universidade Federal de Pernambuco) Jeydson Lopes.

Confira abaixo outros usos inadequados para uma geladeira:

Guardar alimentos de forma errada

O principal propósito da geladeira é resfriar e manter os alimentos em baixas temperaturas, para que possa retardar os processos bioquímicos e conservar as características sensoriais e nutricionais das comidas.

Se a pessoa guarda os alimentos na geladeira mas sem retirá-los dos sacos plásticos, esse processo de conservação é anulado, pois os sacos plásticos liberam gases que aceleram a decomposição dos alimentos.

O certo é acondicioná-los dentro de recipientes adequados para o uso em geladeira, ou seja, que absorvam a baixa temperatura e mantenham o alimento refrigerado.

Também é preciso ter cuidado para não derramar líquido dentro da geladeira, porque isso sobrecarrega a função frost free.

Geladeira não é varal

Esse costume vem das décadas de 1970 e 1980, mas algumas famílias o utilizam até hoje: colocar roupas e sapatos para secar nas grades que ficam localizadas atrás dos refrigeradores.

"Aquelas grades têm a função de tirar o calor de dentro da geladeira e colocar para fora, por isso elas esquentam. Usá-las como varal diminui a capacidade de congelamento do aparelho e a vida útil do compressor, além de aumentar a conta de energia. Essa é a mesma lógica de colocar algo quente na geladeira para esfriar", explica o professor Hilson Vilar, do curso de Eletrônica do IFPE (Instituto de Educação, Ciências e Tecnologia de Pernambuco).

Em algumas situações, a utilização da grade como varal pode causar dano irreversível ao compressor do equipamento e ainda há riscos de acidentes e choques elétricos. Evite!

Local sem ventilação

Se a função da geladeira é resfriar, ela vai ter que trabalhar dobrado caso seja colocada perto de um fogão ou qualquer outro equipamento ou área que receba muito calor. Então, instale seu equipamento em local o mais arejado possível.

"A geladeira trabalha para manter os alimentos a uma temperatura de 3º a 4º graus Celsius. Se ela fica próximo de algo que libera muito calor, vai ter que trabalhar mais, forçando seu compressor e aumentando o gasto de energia", diz Lopes.

Além de estar longe do calor, o equipamento precisa ser instalado com pelo menos 10 centímetros de distância das paredes ou outros móveis e a parte de cima não deve ser feita de armário.

"As paredes da geladeira têm função de fazer a troca de calor com o ambiente. O equipamento diminui a temperatura interna e joga o calor para fora. Se ela fica encostada em algo, essa função fica prejudicada", afirma o professor da UFPE.

Abre e fecha

Os especialistas condenam o abre e fecha da porta da geladeira. Toda vez que ela abre, o ar quente entra e a máquina precisa trabalhar mais para reduzir a temperatura e esfriar novamente. Quanto menos abrir a geladeira, melhor.

Manter as borrachas em boas condições de uso também vai garantir uma vedação adequada, evitando que o ar frio fuja pelas brechas da porta.