Topo

Estilo TikTok: Spotify testa novo formato para transição de vídeos no app

Aplicativo Spotify no iPhone 6 -
Aplicativo Spotify no iPhone 6

Barbara Mannara

Colaboração para Tilt*, do Rio de Janeiro

25/11/2021 18h13

O Instagram já ficou parecido com o TikTok (app focado em vídeos curtos) ao adotar alguns recursos que viralizaram na rede social vizinha (como os internautas costumam brincar). E aprece que agora chegou a vez do Spotify entrar na onda.

Rumores indicam que a plataforma de streaming de áudio começou a testar — em sua versão de testes para iPhone— uma função que exibe clipes de vídeo, em tela cheia, durante a reprodução de músicas. As informações são do site especializado em tecnologia TechCrunch.

A novidade foi descoberta por Chris Messina, que postou no Twitter um vídeo rodando a funcionalidade no celular, utilizando Spotify.

O recurso ainda não está disponível para todos os usuários e nem há previsão de lançamento. Mas quem já tem acesso liberado à versão de testes pode visualizar o novo feed por meio de um botão de "Discovery" (Descobertas, em tradução livre), que surge na barra de navegação do Spotify.

Ao que tudo indica, a dinâmica de uso é parecida com a do TikTok. Há inclusive a ação de "rolar para cima e para baixo" para navegar no feed e exibir novos conteúdos, que tocam automaticamente.

Durante a execução de cada vídeo também é exibida uma caixa de texto, na parte inferior da tela, com informações sobre a música, como título e artista. Também está presente um botão rápido para "curtir" —caso o usuário queira favoritar a canção para ouvir mais tarde ou salvar na playlist.

O Spotify confirmou, em declaração para o site The Verge, que atualmente está testando as novas funções do Discovery em seu app. Mas se recusou a dar informações mais amplas sobre lançamento ou chegada para os usuários.

"No Spotify conduzimos rotineiramente uma série de testes em um esforço para melhorar nossa experiência do usuário", disse um porta-voz do Spotify para o site.

"Alguns desses testes acabam abrindo caminho para uma experiência de usuário mais ampla e outros servem apenas como um aprendizado importante. Não temos mais notícias para compartilhar neste momento", completou.

A novidade do Spotify, tendo em vista o design exibido no post de Messina, parece se basear no Canvas, recurso criativo para artistas já existente no Spotify. Com ele, é possível combinar vídeos e músicas para tocar na plataforma.

TikTok inspirando Instagram e YouTube

A tendência de utilizar vídeos curtos, no formato do popular TikTok, tem sido amplamente aplicado em redes sociais e apps de streaming de músicas e filmes. Atualmente a funcionalidade pode ser vista no Reels do Instagram e no Shorts do YouTube, ambos com uma dinâmica bem semelhante.

Já a Netflix lançou neste ano a função "Risadas Rápidas" no seu app. O recurso traz cortes rápidos de cenas de filmes e séries da plataforma, na mesma pegada de vídeos curtos do TikTok. O internauta pode inclusive interagir com uma "risada", adicionar o conteúdo em sua lista, compartilhar ou assistir diretamente.

Sobre o Spotify, vale aguardar mais novidades sobre os testes e entender se a empresa de streaming vai decidir seguir a tendência do mercado em seu app.